Ouça a rádio

Compartilhe

FGTS: saiba como e quando um trabalhador pode sacar os valores 

Muitas pessoas utilizam o dinheiro para comprar a casa própria; contudo, os valores têm outros usos permitidos

Valores podem ser retirados em outras ocasiões; conheça quais

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) costuma ser utilizado para realizar o sonho de muitas pessoas para comprar a casa própria. Porém, os valores têm outros usos permitidos, que são alternativas para sacar o dinheiro que fica parado na conta e sem grandes rendimentos.

Até essa quinta-feira (9), o FGTS poderia ser usado, também, para comprar ações da Eletrobras, por qualquer trabalhador. Mas, fora o saque extraordinário e o saque aniversário, há outras ocasiões em que o dinheiro do Fundo de Garantia pode ser retirado. Quem explica é o consultor financeiro Silvio Azevedo.

“O FGTS pode ser sacado quando a demissão for consensual, ou seja, 80% do valor que está lá pode ser retirado. Quando a demissão é sem justa causa, [pode ser sacado por] término de um contrato de trabalho por prazo determinado, uma rescisão por culpa recíproca ou por força maior, ter idade superior a 70 anos na aposentadoria. Na aquisição da casa própria, em alguns casos, para amortização de dívidas em situação de calamidade pública e, em caso de falecimento de um titular, o saque caberá aos herdeiros. Também se a pessoa tiver uma doença grave”, destacou.

Silvio comentou sobre quando o saque do FGTS é recomendado.

“A recomendação para o saque do FGTS varia muito. Para aqueles que são controlados financeiramente e entendem que o mercado paga, hoje, praticamente 12% ao ano em uma renda fixa, o FGTS tem uma remuneração de 3% ao ano. Tirar esse valor, seja ele do saque extraordinário ou do saque aniversário, até mesmo para entrada ou amortização de dívidas de uma casa ou a compra é sempre recomendado”, ponderou.

“Muitas vezes, o brasileiro utiliza o FGTS como uma reserva de emergência. Quando perde o emprego, recebe uma quantia para sobreviver até arrumar outro. Se você tem a oportunidade de amortizar dívidas, de fazer esse saque para colocar o dinheiro em uma renda fixa e é controlado financeiramente, o faça. Em números, é melhor”, concluiu.

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido