Ouça a rádio

Compartilhe

Comitê popular contra covid é lançado e alerta para baixa vacinação de crianças

Infectologistas que coordenaram ações de combate à pandemia em Belo Horizonte vão fazer alertas para evitar novos surtos

Baixa adesão na vacinação de crianças é preocupação para infectologistas

Preocupados com o aumento de casos de covid-19 em crianças entre 5 e 11 anos e com a subnotificação de novos casos da doença, infectologistas que faziam parte do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, extinto em março, resolveram recriar o colegiado, mas, agora, sem a participação da Prefeitura de Belo Horizonte.

O Comitê Popular Beagá de Combate à Covid foi lançado, oficialmente, nesta sexta-feira (3), na Casa do Jornalista, na capital mineira.

De acordo com o infectologista Unaí Tupinambás, que volta a fazer parte do comitê, a baixa taxa de vacinação e aumento de casos em crianças com idade entre 5 e 11 anos e a subnotificação de novos casos, desde a chegada de autotestes nas farmácias, preocupam.

"Temos que voltar a dialogar com a população de BH, melhorar a campanha de vacinação para crianças, que está muito aquém do que a gente imaginava. Lembrando que a vacina nessa faixa etária, a despeito de não ter muitos casos graves, reduz em 90% os casos de Síndrome Inflamatória Multisisstêmica Pediátrica", afirmou.

O comitê também é favorável ao uso de máscaras em locais fechados, cuja liberação provocou um aumento no número de novas notificações, de acordo com o colegiado.

O comitê conta, além dos infectologistas Unaí Tupinambás, Estevão Urbano e Carlos Starling, com outros professores e pesquisadores e entidades da sociedade civil.

A organização publicará um boletim semanal com os casos em Belo Horizonte e região metropolitana e emitirá notas e recomendações "para evitar um novo surto da doença que matou cerca de 7800 pessoas na capital."

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido