Uma mulher quebrou os vidros da janela de um ônibus da Linha 342, que faz o trajeto Centro-Zona Norte do Rio de Janeiro, por conta do forte calor. Segundo imagens postadas nesta quarta-feira (15) nas redes sociais, uma criança estava passando mal no coletivo que circulava sem condicionado e com as janelas fechadas.
No vídeo, é possível ouvir outros passageiros dizerem que o motorista se recusou a abrir a porta. A mulher quebra o vidro com a própria sandália.
Veja o momento:
Nessa quarta-feira (15), os termômetros marcaram mais de 36° na Capital Fluminense, segundo o Sistema Alerta Rio. A sensação térmica passou dos 55°.
Problemas técnicos
A viação Pavunense, responsável pelo veículo, afirma que o ônibus saiu da garagem com o ar condicionado funcionando normalmente, mas, no decorrer da viagem, apresentou problemas técnicos. O motorista passou a descer os passageiros até chegar ao ponto de destino para recolher o coletivo. O RioÔnibus, Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro, lamenta o ocorrido.
Em nota, afirmou que Já foram incorporados mais de mil novos ônibus que estão circulando pela cidade, todos com ar-condicionado, resultado do acordo firmado com a Prefeitura e o MP-RJ no ano passado. Hoje, 80% dos veículos são refrigerados.
Vale lembrar que, de acordo com a norma 15.570 da ABNT, o ar-condicionado dos ônibus precisa reduzir a temperatura interna dos ônibus em 8°C em relação à temperatura externa. Fatores como o abre e fecha de portas também influenciam na eficiência dos equipamentos. Os consórcios mantêm diálogo permanente com a SMTR para viabilizar melhorias.