Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Nova onda de calor que atinge o Brasil pode durar até dez dias, alerta MetSul

Centenas de cidades de Minas, incluindo Belo Horizonte, podem ser atingidas por calor extremo

Onda de calor deve se intensificar na semana que vem

Onda de calor deve se intensificar na semana que vem

Tânia Rêgo/Agência Brasil

A onda de calor que atinge o Brasil nesta semana será extrema e pode durar dez dias ou mais, com marcas de 10ºC a 15ºC acima da climatologia histórica. De acordo com a MetSul, normalmente, ondas de calor têm duração de quatro e sete dias. Centenas de cidades de Minas, incluindo Belo Horizonte, podem ser atingidas.

“Os dados analisados pela MetSul Meteorologia indicam que há o potencial deste novo episódio de calor excepcional superar em intensidade os eventos históricos de calor de setembro e outubro. O que os modelos mostram de calor é tão extraordinário e fora da curva histórica que a onda de calor pode ser a mais intensa já registrada no Brasil em valores de temperatura máxima”, alerta a empresa de meteorologia com atuação no Brasil e Cone Sul.

Ainda conforme a MetSul, a onda de calor já está nos estágios iniciais e deve ganhar força nos próximos dias. A temperatura na tarde da terça-feira (7) atingiu 42,3ºC no município de Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul. No estado do Mato Grosso, a temperatura se elevou a 40,4ºC em Cuiabá.

“O calor mais extremo, inicialmente, atinge áreas do Centro-Oeste, como nos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Até sexta-feira (10), o calor mais intenso concentra-se no Centro-Oeste e no interior de São Paulo, mas a partir do fim de semana a massa de ar quente se amplia e as máximas muito altas passam a alcançar mais áreas”, destaca informativo da MetSul.

Conforme a empresa, uma massa de ar quente ganha força e se expande geograficamente a partir do sábado (11). A tendência fica evidente nos mapas com a projeção de temperatura máxima dia a dia entre quarta e o sábado (11) a partir de dados do modelo do serviço meteorológico alemão (Icon).

“Os dados indicam temperatura muitíssimo acima da média no Centro do Brasil até o final desta semana. Não bastasse, a temperatura deve se elevar ainda mais durante a semana que vem com marcas extremamente altas e potencialmente recordes em várias cidades de diferentes estados.

Leia também:

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.
Leia mais