Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Defesa investiga queda de helicóptero da Marinha que deixou dois mortos

Acidente aconteceu na área militar do município de Formosa, a cerca de 80 quilômetros de Brasília

Queda deixou dois mortos

Queda deixou dois mortos

Reprodução / Twitter

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, disse na tarde desta terça-feira (8) que já foi iniciada uma investigação para apurar as causas da queda de um helicóptero da Marinha que deixou dois mortos no interior de Goiás.

A aeronave caiu na área militar do município de Formoso, a cerca de 80 quilômetros de Brasília. Em nota à imprensa, a Marinha do Brasil afirmou que dois militares morreram na ocorrência. O acidente deixou seis feridos: dois foram encaminhados ao Hospital das Forças Armadas e quatro ao Hospital Regional de Formosa.

“É com profundo sentimento de tristeza e pesar que, nesta terça-feira (8), por ocasião de um acidente com uma aeronave da Marinha do Brasil, dois militares faleceram durante treinamento na região de Formosa (GO)”, disse Múcio.

“Conforme a Força Naval, a Comissão de Investigação de Acidente Aeronáutico já iniciou os procedimentos para apurar as causas e as circunstâncias do ocorrido. O Ministério da Defesa presta as condolências, pela irreparável perda, aos familiares e amigos dos militares, vitimados no cumprimento do dever”, concluiu.

O Corpo de Bombeiros de Goiás afirmou à CNN que havia 14 tripulantes a bordo, e que “não há maiores informações devido à dificuldade de comunicação no local”. Veja abaixo um vídeo do local do acidente.

https://www.cnnbrasil.com.br/wp-content/uploads/sites/12/2023/08/XASDSA.mp4

Segundo a Marinha, a aeronave era do modelo UH-15 Super Cougar, pertencente ao 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, e participava do “exercício operativo realizado na região de Formosa”.

“A MB informa, ainda, que a Comissão de Investigação de Acidente Aeronáutico iniciou os procedimentos para apurar as causas e circunstâncias do ocorrido. A MB está prestando todo o apoio aos militares e familiares envolvidos”, concluiu o comunicado da Marinha.

Operação Formosa

Desde 1988, acontece no município de Formosa a “Operação Formosa”, grande treinamento militar da Marinha do Brasil. Em 2022, o treinamento aconteceu de 2 a 10 de agosto com 3.500 militares das três Forças.

Foram realizadas práticas de uso conjunto de armas de apoio, manobras táticas, fogos de artilharia e operações aéreas e operações especiais. Auxiliados por carros de combate, veículos blindados, carros lagarta anfíbios, aviões, helicópteros, aeronaves remotamente pilotadas, obuseiros de artilharia e lançadores múltiplos de foguetes.

Ainda houve salto de paraquedistas, e a montagem de uma unidade de trauma com telemedicina, um posto de descontaminação nuclear, biológica, química e radiológica e um laboratório de detecção de agentes químicos.

* Publicado por Léo Lopes, com informações de Afonso Benites, da CNN

Acompanhe as últimas notícias produzidas pela CNN Brasil, publicadas na Itatiaia.
Leia mais