Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Dia Mundial do Meio Ambiente: 158 kg de moedas são recolhidas das Cataratas do Iguaçu

A concessionária Urbia Cataratas, responsável pela ação, afirma que o valor recolhido chega a R$ 3 mil, excluindo moedas corroídas

Equipes de limpeza realizaram nesta segunda (5) a remoção de moedas jogadas por turistas nos rios que ficam no lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu. Ao todo, foram recolhidos 158 kg de moedas, que somavam cerca de R$ 3 mil, já excluindo as que estavam em processo de corrosão.

A ação é uma iniciativa da ‘Semana do Meio Ambiente’ do Parque Nacional do Iguaçu, que terá diversas atividades ambientais para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta segunda-feira (5).

O valor recolhido no local pelas equipes de limpeza da concessionária Urbia Cataratas será direcionado para um projeto ambiental.

A ação de jogar moedas é um rito para fazer um ‘pedido’, porém é proibido arremessar objetos na água no local, conforme informações do Parque Nacional em suas redes sociais.

Cronograma de atividades

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, diversas atividades serão realizadas no parque durante a semana. Confira

Segunda a domingo (5 a 11)

Limpeza do rio Iguaçu: nessa atividade, funcionários da concessionária, técnicos e voluntários farão a retirada de moedas do rio

Quarta-feira (7)

Na quarta-feira, 7 de junho, biólogos da concessionária realizarão uma ação especial com escolas da região, desenvolvendo atividades de sustentabilidade, consumo consciente e diminuição de resíduos. Essa iniciativa será desenvolvida no Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu.

Sábado e domingo (10 e 11)

Já no sábado e domingo, 10 e 11 de junho, a equipe do parque e moradores da comunidade farão o plantio de 84 mudas de árvores nativas às margens do parque, em Capanema. Será uma homenagem à idade da unidade de conservação, que completou 84 anos no dia 10 de janeiro.

Visitação

O Parque Nacional do Iguaçu funciona todos os dias. Durante a semana, das 9h às 16h, e nos finais de semana, das 8h30 às 16h. Durante o feriado de Corpus Christi, a o local vai abrir de quinta a domingo (8 a 11), das 8h às 17h.

Interresados em visitar o ponto turístico devem comprar ingressos pela internet, por meio deste link.

Formado em Jornalismo pelo UniBH, em 2022, foi repórter de cidades na Itatiaia e atualmente é editor dos canais de YouTube da empresa.
Leia mais