Ouça a rádio

Compartilhe

Animais silvestres usados ilegalmente em espetáculos são encontrados em situação de maus-tratos 

Animais eram mantidos em alojamentos pequenos e alimentados em desacordo com as necessidades da espécie 

Operação ocorreu na manhã desta quinta-feira (23)

Animais silvestres usados ilegalmente em espetáculos e festas foram apreendidos durante operação da Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (23). A ação foi realizada em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Em vídeos enviados pela instituição, é possível ver animais mortos dentro de um freezer.

O objetivo da ação é “coibir crimes contra a fauna e em desacordo com as normas ambientais”. A operação ARARAT contou com 30 policiais federais e sete analistas ambientais.

Ao todo, foram cumpridos 4 mandados de busca e apreensão, que foram expedidos pela 41ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, na capital e no município de Itaboraí. 

De acordo com as investigações, os animais estavam sendo mantidos em condições irregulares e em alojamentos inadequados, com restrição de espaço e alimentação em desacordo com as necessidades das espécies. 

Os envolvidos responderão pelos maus-tratos, conforme previsto na Lei de Crimes Ambientais, cabendo detenção e pagamento de multa. 

Na ação, os policiais também verificaram se documentos de posse dos animais são legítimos para reprimir a falsidade documental. 


Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido