Ouça a rádio

Compartilhe

Operação contra pirataria digital prende 10 pessoas

Em Minas, foram duas pessoas. Foram bloqueados mais de 400 aplicativos de música

Os agentes cumpriram ainda um mandado no metaverso

Dez pessoas foram presas durante uma operação do Ministério da Justiça e Segurança Pública que tem como objetivo cumprir mandados de busca e apreensão contra suspeitos de transmitir ilegalmente conteúdo na internet. A ação faz parte da quarta edição da "Operação 404", contra a pirataria digital.

Desses, foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária na Bahia; três prisões em flagrante em São Paulo; duas prisões em fragrante em Minas Gerais e uma em flagrante em Goiás.

Os agentes ainda cumpriram o primeiro mandado no metaverso. "O metaverso mal começou e criminosos já estão utilizando esse ambiente para prática de delitos, entre eles, violação intelectual", informou Alessandro Barreto, coordenador do Laboratório de Operações Cibernéticas da Secretaria de Operações Integradas (Seopi).

Foram bloqueados mais de 400 aplicativos de streaming. "São 461 aplicativos de música removidos de diversos cantores", disse.

O combate à pirataria online tem a colaboração das embaixadas dos Estados Unidos e do Reino Unido no Brasil, Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil, além da cooperação de associações de proteção da propriedade intelectual no Brasil.

Em Minas

Um homem, de 42 anos, e uma mulher, de 24 anos, foram presos, na manhã desta terça-feira (21), em Belo Horizonte. A dupla foi presa no bairro Santo André, na Região Noroeste. Eles são suspeitos de administrar sites piratas para fazer transmissões ilegais, prática conhecida como ‘gatonet’. A dupla vendia o pacote por R$30.

Foram apreendidos: computadores, smartphones e um aparelho de recepção de IPTV. Os investigados foram encaminhados para a Delegacia de Fraudes, na Região Leste da capital.

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido