Ouça a rádio

Compartilhe

Receita Federal deve abrir consulta a lote do Imposto de Renda nesta semana 

Segundo lote de restituições terá correção de 1% pela taxa Selic

Receita Federal deve abrir consulta a lote do Imposto de Renda nesta semana

A Receita Federal abre na quinta-feira (23) a consulta ao pagamento do segundo lote de restituições do Imposto de Renda 2022. O lote vai anteder contribuintes que não fazem parte das prioridades legais e terá correção de 1% com base na taxa básica de juros (Selic).

A consulta costuma ser liberada a partir das 10h, no site da Receita ou pelo Portal e-CAC. O depósito dos valores será feito na quinta-feira (30), na conta informada pelo trabalhador ao declarar o IR. Têm direito à restituição os contribuintes que enviaram a declaração nos primeiros dias do prazo e não caíram na malha fina. Cidadãos com prioridade legal que saíram da malha também recebem.

Saiba fazer a consulta A consulta à restituição é feita pela internet, no site da Receita Federal ou no Portal e-CAC, que é o Centro de Atendimento Virtual do fisco. Para consultar por meio do e-CAC, é preciso ter senha gov.br.

O dinheiro fica disponível na conta conforme o calendário da Receita. Em geral, a consulta aos valores é aberta uma semana antes da data do depósito. O valor informado é pago na conta-corrente ou poupança em nome do contribuinte informada na declaração. Neste ano, também é possível receber por Pix, desde que a chave seja o número do CPF do declarante.

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido