Ouça a rádio

Compartilhe

Ministério da Saúde anuncia quarta dose da vacina da Covid para maiores de 40 anos

A quarta dose só estava liberada, até agora, para pessoas com 50 anos ou mais

Ministério da Saúde anuncia quarta dose da vacina maiores de 40 anos

O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (20) que vai recomendar a quarta dose (ou segunda dose de reforço) da vacina contra a Covid-19 para pessoas acima de 40 anos.

Até agora, a quarta dose só estava liberada para pessoas com 50 anos ou mais, além de imunossuprimidos e trabalhadores da saúde.

No começo do mês de junho, o Ministério já havia ampliado a aplicação da dose em adultos com mais de 50 anos e trabalhadores da saúde de todas as idades. Na época, a pasta argumentou que a medida era necessária para considerando a "necessidade de reforçar a imunização da faixa etária e de trabalhadores que estão na linha de frente dos serviços de saúde, com maior risco de contaminação".

Janssen

Como se trata de um imunizante de dose única, não há aplicação da segunda dose da Janssen, afirma a pasta. Portanto, quem se vacinou com esse imunizante deve tomar uma dose de reforço, 2 meses depois da dose única. A dose de reforço da Janssen deve ser aplicada com o mesmo imunizante ou com as vacinas da Pfizer e Astrazeneca.

Já as pessoas acima de 50 anos devem tomar a segunda aplicação de reforço 4 meses depois da primeira dose de reforço, também com imunizantes da Janssen, Pfizer ou Astrazeneca.

Vacinação

O Brasil tem hoje mais de 164,7 milhões de pessoas vacinadas com as duas doses ou dose única do imunizante, o que representa 77% da população brasileira, segundo dados do LocalizaSUS publicados no dia 13 de junho pelo Ministério da Saúde.

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido