Ouça a rádio

Compartilhe

Bruno Pereira denunciou em áudio pescadores do Vale do Javari: 'são esses caras que estão atirando na equipe'

O áudio é de maio e nele Bruno afirma que os pescadores que atuam ilegalmente atiraram contra equipes de fiscalização

O áudio é de maio e nele Bruno afirma que os pescadores que atuam ilegalmente atiraram contra equipes de fiscalização

Em um áudio obtido pela TV Globo e Rede Amazônica, o indigenista Bruno Pereira, desaparecido desde o dia 5 de junho, no Amazonas, denunciou pescadores do Vale do Javari que estavam atirando contra equipes de fiscalização na região.

O áudio é de maio e, nele, Bruno cita uma reunião que aconteceria no dia 3 de junho na Comunidade São Rafael - local onde Bruno e Dom Phillips estiveram no dia em que desapareceram. O encontro tinha o objetivo de barrar o avanço da pesca ilegal de pirarucu na terra indígena.

"A gente está preparando uma reunião, uma articulação para a Câmara de Vereadores e a Prefeitura [de Atalaia do Norte] na Comunidade São Rafael, na sexta-feira, dia 3 de junho. [...] Os maiores, né, os grandes invasores da terra indígena. Eles vão perder o manejo do pirarucu que demorou 10 anos para eles tirarem. Então, eles vão tentar fazer um grande coletivo pra tentar empurrar eles a manter o manejo e tirando alguns deles, pelo menos os mais jovens, da invasão das terras indígenas. São esses caras que estão atirando na equipe, são esses caras que atiraram na base", disse Bruno, no áudio.

O áudio, obtido com exclusividade pela TV Globo e pela Rede Amazônica, foi divulgado em reportagem na terça-feira (14).

De acordo com o indigenista, os pescadores que atuam ilegalmente atiraram contra equipes de fiscalização.

A reunião prevista para ocorrer no dia 3 de junho não chegou a ser realizada. À TV Globo, a Prefeitura de Atalaia do Norte disse que o prefeito Denis Paiva tinha um compromisso urgente em Manaus. Dois dias depois, Bruno e Dom desapareceram.

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido