Ouça a rádio

Compartilhe

Urubu pega carona em parapente, faz amizade com piloto e viraliza nas redes sociais 

'Urú', como é chamada a ave, vive solta na Serra da Aratanha, no Ceará, e sempre voa com o piloto 

Urubu costuma voar com parentes no local

O vídeo de um homem voando em um parapente com um urubu viralizou nas redes sociais. A ave, em questão, se chama “Urú”, e sempre pega "carona" com Ricardo Guimarães na Serra da Aratanha, no Ceará. 

Nos registros, Ricardo faz um carinho no animal, que vive solto na região. Segundo ele, “Urú” foi resgatado por um ambientalista chamado Israel Mendes, quando ainda tinha uma semana de vida. Ele sempre levava a ave até os parapentes, que se acostumou com a movimentação.

Na primeira vez que “Urú” pegou uma “carona” no parapente, Ricardo conta, em entrevista ao UOL, que ficou “receoso” e que tentou fazer com que ele saísse do local. No entanto, ele voou e pousou nas costas dele. 

A partir desse dia, eles começaram a criar uma relação. "Ele era bem desconfiado no começo e não deixava chegar muito perto, porém fui me aproximando aos poucos e logo já estava fazendo carinho nele primeiro", explicou. 

“Urú” costuma pegar voo e pousar junto com o piloto. "Toda vez que chego para voar na rampa ele já se aproxima. Um dia estava voando sozinho e do nada ele apareceu e veio pousar na minha perna para receber um carinho", lembrou Ricardo.

Porém, algumas vezes, ele surge e pousa do nada no piloto. "Usamos as mesmas técnicas [dos urubus] para planar e ganhar altura, usando as [correntes] térmicas, que são lugares onde o ar está subindo. Apesar de serem invisíveis, os urubus estão sempre procurando por elas para que possam ficar voando sem bater asas", comparou. 

Segundo Ricardo, ele sempre olha para o céu e, caso veja urubus, sabe que também pode subir. Observação que, conforme ele, outros pilotos também costumam fazer. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por RICARDO GUIMARÃES (@idream.ilive)

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido