Ouça a rádio

Compartilhe

Ministério da Saúde investiga 9 casos suspeitos de varíola do macaco no Brasil

Sete Estados brasileiros já enviaram notificações de suspeita para a pasta; paciente infectado está isolado em São Paulo

Até o momento, o Brasil tem um caso confirmado e nove em investigação

O Ministério da Saúde já investiga nove casos suspeitos de varíola do macaco no Brasil. A pasta confirmou a informação nesta sexta-feira (10), um dia depois da primeira confirmação da doença no país, ocorrida em São Paulo.

Até o momento, o ministério recebeu notificações suspeitas em sete estados: Santa Catarina (2), Mato Grosso do Sul (1), Rio Grande do Sul (1), Rondônia (2), São Paulo (1), Rio de Janeiro (1) e Ceará (1).

O paciente com caso confirmado está internado em isolamento no Instituto de Infectologia Emílio Ribas. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde paulista, o paciente, de 41 anos, passa bem Recentemente, o homem viajou para dois países com alto número de confirmações para a doença: Espanha e Portugal.

A varíola do macaco é monitorada em tempo real pela iniciativa Global.health, que conta com pesquisadores de universidades por todo o mundo. Os dados mostram quase 1,5 mil casos confirmados desde o primeiro registro, em maio deste ano, no Reino Unido.

Com a crescente no número de suspeitas no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma série de orientações para procedimentos relativos à doença em unidades de saúde.

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido