Ouça a rádio

Compartilhe

Prefixo 0303 em ligações de telemarketing passa a ser obrigatório a partir desta quarta-feira 

A exigência vale para chamadas feitas de telefone fixo; desde março, a regra é aplicada a ligações de celular

Prefixo 0303 em ligações de telemarketing passa a ser obrigatório a partir desta quarta-feira

A partir desta quarta-feira (8) todas as empresas de telemarketing devem usar obrigatoriamente o 0303 em ligações feitas por telefone fixo. Desde o dia 10 de março, as operadoras já estavam obrigadas a adotar a medida em chamadas de celulares. Isso significa que, a partir de agora, todas as ligações para venda de produtos ou serviços devem ser realizadas com esse número padrão.

Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), até terça-feira (7), mais de 1.200 cadastros com o código 0303 haviam sido registrados no sistema da agência. Desde que a regra para utilização do prefixo passou a valer em ligações a partir de telefone celular, a Anatel já recebeu 144 reclamações, sendo 84 em março e 60 em abril. Até o momento, nenhuma empresa foi multada.

A nova norma foi definida em dezembro do ano passado e tem como objetivo padronizar a numeração e servir como ferramenta para auxiliar o consumidor na identificação das chamadas de telemarketing. Com isso, o cliente decide se quer ou não atender.

Na determinação, a Anatel estipulou prazo de 90 dias para as prestadoras de telefonia móvel e 180 dias para as operadoras de telefonia fixa para implementarem a nova regra.

Na última sexta-feira (3), a Anatel baixou uma medida cautelar para barrar a prática abusiva de chamadas automáticas. A agência exigiu que as companhias de telecomunicações enviem uma lista de empresas que se enquadram nessa situação.

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido