Ouça a rádio

Compartilhe

Entrada de turistas estrangeiros no Brasil aumenta quase 700% em 2022

Nos quatro primeiros meses foram registradas a entrada de mais de 960 mil estrangeiros

Aumento da vacinação tem encorajado os turistas a visitarem o país

Após dois anos de restrições impostas pela pandemia da covid-19, o turismo no Brasil apresenta uma tendência de crescimento. De acordo com dados do sistema de tráfego internacional da Polícia Federal, nos quatro primeiros meses deste ano mais de 962 mil estrangeiros entraram no país com visto de turista, 60% a mais que no ano de 2021, quando foi registrada a entrada de 596 mil visitantes estrangeiros.

Comparado com o mesmo período do ano passado, a diferença é bem maior entre janeiro e abril de 2021, foi registrada a entrada de 122 viajantes de outros países, o que representa uma alta de 685% neste ano.

Segundo Silvio Nascimento, presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), entre os motivos que contribuíram para essa retomada está o avanço da vacinação contra a covid no Brasil que já tem cerca de oitenta por cento da população imunizada.

“Os números reiteram o quanto o turismo internacional está se recuperando e o Brasil acompanha essa tendência mundial. A recuperação da malha aérea e o aumento da confiança do turista com o avanço da vacinação no país tiveram um papel fundamental para aumentar a entrada de visitantes de outros países”, afirma.

Entre os destinos mais procurados pelos turistas estrangeiros estão: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Florianópolis. Locais que reúnem natureza exuberante e riqueza histórica, fatores que também foram decisivos na hora da escolha destino, como conta o presidente da Embratur.

“Nesse cenário nós percebemos uma escalada de demanda por destinos de natureza. Não por acaso o Brasil foi apontado pela USA News and World Rio como o número um do mundo para locais que proporcionam o turismo de aventura, e a natureza exuberante brasileira atrai muito a atenção do turista de outros países” completa.

E foi justamente isso que atraiu a mexicana Marta Copa, de 29 anos, que saiu do país pela primeira vez desde o início da pandemia. Ela chegou ao Rio de Janeiro no dia 2 deste mês e retorna ao México nesta semana. Mas antes ainda vai passar por São Paulo.

Professora de educação física, Marta, que veio com uma amiga, viajou em busca das belezas das praias brasileiras.

“Hoje eu fui a Copacabana. É lindo, é muito impressionante e o Brasil é muito bem promovido nas redes sociais. Por isso chamou a nossa atenção e como a gente gosta de viajar, dessa a gente escolheu o Brasil”, conta.

A maior parte dos turistas estrangeiros vem da Argentina, Estados Unidos, Paraguai, Uruguai e França. Instrutor de esqui e mountain bike, o francês Maxime Cherchi veio ao Brasil pela primeira vez com a namorada. Ele chegou na semana passada e vai ficar dez dias. Maxime, que dá aula para brasileiros, quis saber um pouco mais sobre o Brasil após ouvir tanto sobre suas belezas naturais.

“Depois de tantos anos ouvindo tanto sobre o Brasil eu decidi visitar o país, fomos para o Rio, Ilha Grande, Paraty e depois voltamos para o Rio. Para os passeios tivemos um ótimo guia, com ele saltamos de parapente e também visitamos as praias e ficamos só relaxando.

A chegada de turistas movimenta também a economia. Segundo o balanço do Banco Central, nos primeiros dois meses deste ano, o volume de turistas gerou 781 milhões de dólares em gastos, um aumento de 63% em relação aos 480 milhões de dólares registrados no primeiro bimestre de 2021.

No setor hoteleiro a flexibilização das medidas restritivas contra a covid-19 foi determinante para esse avanço. No entanto, os números ainda estão longe do ideal, a expectativa, segundo a Embratur, é que somente em 2024 a chegada de estrangeiros ao Brasil supere o nível pré-pandemia, quando o país recebia mais de 6 milhões de visitantes estrangeiros por ano.

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido