Ouça a rádio

Compartilhe

Uber vai pedir selfie de cliente que pagar corrida em dinheiro 

Plataforma anunciou medida de segurança nesta segunda-feira (23)

A Uber começa a testar nesta segunda-feira (23) um recurso para aumentar a segurança dos motoristas: o passageiro que escolher pagar a viagem em dinheiro precisará enviar uma selfie pelo aplicativo antes de conseguir o carro. Segundo a Uber, a U-Selfie "estava entre os (recursos) mas pedidos" pelos motoristas parceiros. 

A medida será adotada para alguns usuários que se cadastrarem na plataforma ou pedirem um veículo sem fornecer dados de cartão para pagamento automático. 

Foto em banco de dados

Segundo a Uber, a foto do usuário ficará armazenada em bancos de dados internos para consulta em caso de determinação legal, como ocorrências policiais, e não será acessada por parceiros nem passará por verificação biométrica. 

Para coibir a violência durante corridas, a Uber afirma que já adotou a verificação do CPF na base de dados da Serasa e que solicita a alguns usuários que enviem foto do documento de identidade. Também vem sendo informado ao motorista o destino final (antes, o motorista só sabia previamente a região de desembarque) e integração com a polícia pelo telefone 190 no Rio de Janeiro.

Para Araceli Almeida, gerente de Operações para Segurança da Uber, o recurso é mais um importante passo para aprimorar a segurança em todas as viagens.

"A Uber entende que a tecnologia é um recurso poderoso para trazer mais segurança a todos que usam o nosso aplicativo. A selfie vem como uma camada adicional à verificação de CPF dos usuários que já realizamos há muitos anos e para complementar a checagem de documentos. Tudo para dar mais tranquilidade para quem realiza viagens utilizando o nosso app", afirma.

A medida será adotada para alguns usuários que se cadastrarem na plataforma ou pedirem um veículo sem fornecer dados de cartão para pagamento automático. 

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido