A Justiça dos Estados Unidos puniu dois ex-jogadores da NBA por participação num esquema de fraude em planos de saúde para atletas da liga norte-americana. Glen Davis e William Bynum foram considerados culpados por conspiração, fazendo alegações de procedimentos odontológicos e médicos que nunca ocorreram.
“A conduta foi típica de um esquema fraudulento para enganar o plano de saúde dos atletas da NBA e render, aos acusados, mais de 5 milhões de dólares em ganhos ilícitos”, diz o procurador Damian Williams.
A pena para os ex-jogadores ainda será definida. O líder do esquema, o também ex-jogador Terrence Williams, foi condenado a 10 anos de prisão e cumpre sentença desde agosto de 2022. Segundo o promotor, Davis e Bynum fazem parte de um grupo de 20 pessoas que cometiam os atos ilícitos.
A prática consistia em enviavar notas falsas para consultas em dentistas e quiropratas. Os encontros médicos não ocorreram e os jogadores receberam compensações pelas consultas marcadas.
Glen Davis de 37 anos, jogou oito anos na NBA. O ex-pivô foi campeão com o Boston Celtics em 2008. O último time defendido na liga foi o Los Angeles Clippers, em 2015.
Bynum, de 40 anos, jogou oito anos na NBA. A última participação também foi em 2015, mas pelo Washington Wizards.