Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Atlético: Menin se manifesta pela primeira vez após transição para SAF

Atlético concluiu nesta quarta-feira (1) a transição para Sociedade Anônima de Futebol (SAF)

Rafael Menin será o acionista majoritário da Galo Holding

Rafael Menin será o acionista majoritário da Galo Holding

João Pedro Viegas/Atlético

Sócio majoritário da Galo Holding, grupo gestor da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Atlético, o empresário Rubens Menin comemorou nesta quarta-feira (1) a transição clube de associação em SAF. Na primeira manifestação após a transição, Menin prometeu gestão com competitividade atrelada a governança corporativa e sustentabilidade financeira.

“Concluímos a transição para SAF do GALO, com o compromisso de buscar oportunidades de crescimento e desenvolvimento sustentável para o clube. Formada por atleticanos, traremos gestão com foco na competitividade, governança corporativa e sustentabilidade financeira para o Galo”, escreveu Rubens Menin, no Twitter.

“A SAF é o caminho do futuro do futebol no Brasil, como já acontece em muitos países e é um momento histórico para o nosso GALO! #Galopaixãonacional”, completou o empresário.

Atlético SAF

O Atlético concluiu nesta quarta a transformação em SAF, aprovada em julho de 2023. Com a operação, a empresa Galo Holding oficializou a aquisição de 75% das ações da SAF do clube.

De acordo com a nota divulgada, o Atlético vai receber injeção de R$ 600 milhões da Galo Holding, sendo pouco mais de R$ 500 milhões à vista. Segundo o CEO do clube, Bruno Muzzi, o valor restante está sendo captado no mercado.

A empresa Galo Holding também assume o endividamento do clube associativo e o controle sobre o departamento de futebol, o centro de treinamentos Cidade do Galo e a Arena MRV.

Comunicado do Atlético sobre a SAF

Belo Horizonte, 1° de novembro de 2023

O Galo tem o prazer de anunciar a bem-sucedida conclusão da operação de transformação em Sociedade Anônima do Futebol (SAF), e a aquisição da participação de 75% das ações da SAF pela Galo Holding.

Essa transição representa um marco para a instituição, e demonstra nosso compromisso em buscar novas oportunidades de crescimento e desenvolvimento sustentável.

O Galo agradece os parceiros que o ajudaram nesta negociação (EY, Banco BTG e Azevedo Sette), e reafirma seu compromisso com a Massa, parceiros comerciais e demais stakeholders, de que essa operação visa estabelecer uma gestão com foco na competitividade, governança corporativa e sustentabilidade financeira.

A transição para SAF e a aquisição das ações da Galo Holding foram aprovadas pelos órgãos competentes, e seguiram todas as exigências e regulamentações estabelecidas pelos órgãos reguladores e autoridades esportivas.

O patrimônio do Clube foi avaliado em 2,1 bilhões de reais. Estão incluídas na SAF o departamento de futebol, a Arena MRV e a Cidade do Galo.

Diferentemente das outras realizadas no futebol brasileiro, a SAF do Galo é formada por Atleticanos, pessoas que têm conexão com o Clube desde a infância. Outro diferencial é que a SAF do Galo assumirá a responsabilidade pelo pagamento de 100% das dívidas da Associação, que permanecerá com a Sede Lourdes e os clubes Labareda e Vila Olímpica.

Sobre o Clube Atlético Mineiro – Paixão cada vez mais nacional, o Galo é um dos maiores vencedores do futebol brasileiro na atualidade. Atual Tetracampeão Mineiro, conquistou, recentemente, a Supercopa do Brasil (2022); Campeonato Brasileiro (2021); e Copa do Brasil (2021). Neste ano, teve reconhecida a conquista do Campeonato Brasileiro de 1937, tornando-se tricampeão da competição.

Sobre a Galo Holding – Detentora de 75% da SAF do Galo, a Galo Holding representa os investidores da SAF, excluída a Associação. A Galo Holding é composta pela Família Menin; Ricardo Guimarães; e dois fundos de investimento (FIGA e FIP).

Imprensa – Ao longo da próxima semana, será organizada uma coletiva de imprensa para maior aprofundamento sobre o tema.

Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.
Leia mais