Ouça a rádio

Compartilhe

Atlético tenta ampliar vantagem no século sobre Flamengo para largar em vantagem na Copa do Brasil

Decisão da vaga nas quartas da Copa do Brasil será dia 13 de julho, no Maracanã

Atlético e Flamengo se enfrentam nesta quarta-feira (22), no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil

Depois de tomar a ponta no retrospecto contra o Flamengo neste século, com a vitória por 2 a 0, no último domingo (19), no Mineirão, o Atlético volta a encarar o rubro-negro carioca nesta quarta-feira (22), às 21h30, também no Gigante da Pampulha, tentando ampliar essa vantagem para decidir a vaga nas quartas de final da Copa do Brasil, no próximo dia 13 de julho, no Maracanã, em situação mais confortável.

Desde 2001, os dois rivais já se enfrentaram 45 vezes. A vitória do último domingo foi a 18ª do Galo, contra 17 do Urubu e dez empates. Nos gols, a vantagem também é alvinegra: 66 a 61.

Quando se faz o recorte das partidas em que o Atlético foi o mandante, situação que acontece nesta quarta-feira, a vantagem atleticana é muito significativa.

São 23 partidas entre os rivais em Minas Gerais, com 13 vitórias alvinegras, quatro flamenguistas e seis empates. Nos gols, o Galo sobra: 46 a 22.

Goleadas

Essa vantagem atleticana nos gols como mandante é fruto das várias goleadas que o clube aplicou sobre o Flamengo neste século. A maior da história do confronto foi em 14 de novembro de 2004, em Ipatinga, quando o Galo fez 6 a 1 num momento em que os dois clubes brigavam contra o rebaixamento.

Além dessa lavada, foram mais cinco goeladas do Atlético como mandante sobre o Urubu. Em 13 de novembro de 2010, o Galo fez 4 a 1, na Arena do Jacaré, e repetiu o placar em 5 de novembro de 2014, no Mineirão, pela Copa do Brasil.

Duas semanas depois, mas no Independência, o Atlético fez 4 a 0 pela Série A. No ano seguinte, também no Horto, em 20 de setembro, fez 4 a 1, pelo Brasileirão. A última goleada alvinegra foi em 8 de novembro de 2020, no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro.

Geral

No retrospecto geral, a vantagem é flamenguista, isso considerando todos os jogos, numa história iniciada em 16 de junho de 1929, quando o Flamengo fez 3 a 2 no Atlético no Estádio Antônio Carlos, em Lourdes, em amistoso.

São 120 partidas, com 40 vitórias atleticanas, 33 empates e 47 triunfos do rubro-negro carioca. Nos gols, são 183 do Galo, que sofreu 187.

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido