Ouça a rádio

Compartilhe

Aqui tem Mineiridade - Café Nice e Café Palhares

Aqui tem Mineiridade - Café Nice e Café Palhares

Nesse episódio vamos falar um pouco de dois pontos tradicionais de BH, que representam bem a cozinha mineira. Aliás, nada mais mineiro do que um café coado quentinho acompanhado de um delicioso pão de queijo. E esta receita aparentemente simples, ganha um clima todo especial se ela for servida num cafés mais antigos de Belo Horizonte e porque não dizer, de Minas Gerais.

⭐ Estamos falando do Café Nice, no coração da capital mineira, uma casa que há mais de 80 anos simboliza este jeito mineiro de viver e até de fazer política. Sim, porque um simples cafezinho aqui no Nice sempre vem acompanhado da boa prosa mineira e como o lugar é ponto obrigatório de políticos desde a época de JK, os balcões aqui da casa foram palco de conversas e discussões que muitas vezes selaram o destino de Minas e do país.

🔺Ser mineiro é comer um Kaol. Esta frase estampada num letreiro do Café Palhares resume toda a mineiridade que esta casa tem. Funcionando há 84 anos no mesmo endereço, na rua Tupinambás, entre Afonso Pena e Curitiba, o Café Palhares se tornou uma referência da gastronomia mineira, principalmente pelo carro-chefe da casa: o famoso Kaol e vale frisar, Kaol com K.

O nome nada mais é do que as iniciais de cachaça – degustada antes das refeições, arroz, ovo e linguiça. Tem prato mais mineiro? Na sigla, a cachaça veio com um k, para dar mais pompa ao prato. E deu certo. Com os anos, o Kaol foi ganhando novos ingredientes, como a couve, a farofa e o torresmo e novas versões de pernil, carne cozida, língua e dobradinha, ou seja, prato mais mineiro não tem.

☕Assim, o Café Palhares virou uma verdadeira entidade gastronômica da capital e de Minas.

ITATIAIA. AQUI TEM MINEIRIDADE. OFERECIMENTO: MINAS GERAIS – GOVERNO DIFERENTE, ESTADO EFICIENTE; GERDAU. BRASILEIRA DE NASCIMENTO. MINEIRA DE CORAÇÃO E SISTEMA FECOMÉRCIO MG, SESC, SENAC E SINDICATOS PATRONAIS - SEMPRE ATUANTES E PRESENTES NA VIDA DOS MINEIROS.

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido