Ouça a rádio

Compartilhe

Livro mineiro ganha prêmio no Gourmand Awards, o Oscar da gastronomia

O prêmio é o reconhecimento da proposta de levar a riqueza da cozinha e da cultura mineira além das montanhas do Estado

Livro mineiro ganha prêmio no Gourmand Awards, o Oscar da gastronomia

Em mais uma parceria de sucesso, os mineiros Clésio Barbosa e Patrícia Soutto Mayor Assumpção acabam de ganhar o Gourmand Awards - a mais importante premiação de livros de gastronomia do mundo - com o livro “Fazenda de Minas, Raízes de Portugal”.

 

A obra conta a história de 12 fazendas em Minas Gerais com origens portuguesas e reúne, em meio a belas fotografias, deliciosas receitas feitas nesses lugares. Essa é a segunda vez que um trabalho da dupla conquista o primeiro lugar no prêmio, considerado o Oscar da literatura de gastronomia. “Fazenda de Minas, Raízes de Portugal” é o sexto livro com temática de fazenda da dupla. Neste ano, a obra venceu na categoria “Portugueses” e em 2015, eles ficaram em primeiro lugar na categoria “Cheese-Milk" com o livro “Minas Gerais: Fazendas e Sabores do Leite”.

 

De acordo com Clésio Barbosa, o objetivo principal é levar um pouco de Minas Gerais para fora, e o prêmio é o reconhecimento desta proposta de levar essa riqueza da cultura mineira além das montanhas do Estado. E Patrícia Soutto Mayor completa: “Nossa ideia é que mais pessoas conheçam, cada vez mais, a nossa Minas Gerais”.

 

De Portugal para Minas

 

O livro “Fazenda de Minas, Raízes de Portugal” foi lançado em dezembro de 2021 e retrata 12 fazendas no Estado, cujos proprietários são descendentes de portugueses. Foram dois anos e sete meses trabalhando na obra e escolhidos lugares que oferecem produtos que também são feitos em Portugal, como vinhos, azeites, batata e milho. Das 12 fazendas, o único produto que Portugal não produz é o café, mas, segundo Clésio Barbosa, esse ingrediente não poderia ficar de fora e aí eles resolveram encerrar o livro como se encerra uma refeição, com um bom cafezinho mineiro.

 

O prêmio Gourmand Awards

 

O prêmio Gourmand Awards chegou à 27ª edição em 2022 e contou com 1.558 títulos inscritos de 227 países. Assim como o Oscar de Hollywood, existem várias categorias, e uma equipe seleciona as obras. A cada ano, a cerimônia acontece em uma cidade diferente. Nesta edição de 2022, a entrega aconteceu na cidade de Umea, no norte da Suécia.

 

 

 

ITATIAIA. AQUI TEM MINEIRIDADE. OFERECIMENTO: MINAS GERAIS – GOVERNO DIFERENTE, ESTADO EFICIENTE; GERDAU. BRASILEIRA DE NASCIMENTO. MINEIRA DE CORAÇÃO E SISTEMA FECOMÉRCIO MG, SESC, SENAC E SINDICATOS PATRONAIS - SEMPRE ATUANTES E PRESENTES NA VIDA DOS MINEIROS.

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido