Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Carlos Fávaro é renomeado ministro da Agricultura e Pecuária; entenda

Ele havia sido exonerado temporariamente para reassumir mandato de senador e poder participar de votações no Congresso

Fávaro demonstrou apreço por seu cargo como senador

Fávaro demonstrou apreço por seu cargo como senador

Walter Campanado/Agência Brasil

O Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (24) formalizou o retorno de Carlos Fávaro (PSD) ao cargo de ministro de Estado da Agricultura e Pecuária, depois dele ficar afastado da função por dois dias. Na quarta-feira (22) ele havia sido exonerado para reassumir, temporariamente, seu mandato de senador e poder ordenar emendas parlamentares nesse período. De acordo com a publicação, a exoneração foi a pedido do próprio Fávaro. Uma manobra semelhante aconteceu em janeiro desse ano, quando ele deixou o cargo para participar da eleição da Mesa Diretora, demonstrando apreço por suas funções como senador.

Uma das pautas em discussão no Senado, ontem (23), era a PEC que limita decisões individuais de ministros do Supremo Tribunal Federal, da qual Fávaro é contrário. Sua suplente Margareth Buzetti (PSD) votaria a favor. De qualquer forma, texto foi aprovado e agora terá que ser votado na Câmara dos Deputados.

Outra “missão” do ministro como senador seria indicar emendas de sua autoria para o Orçamento de 2024.

Fávaro é paranaense, mas foi eleito senador em 2018 pelo Mato Grosso, mas o cargo é ocupado pela suplente Margareth Buzetti (PSD) desde que ele foi nomeado ministro de Lula (PT).

Outros ministros que são senadores licenciados não foram exonerados como, por exemplo, Camilo Santana (Educação), Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública), Renan Filho (Transportes) e Wellington Dias (Desenvolvimento Social).

(*) Com informações do Estadão Conteúdo.

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.



Leia mais