Recente Pesquisa da Pecuária Municipal, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que o Brasil tem 1,9 bilhões de galinhas, porcos, bois, búfalos ovelhas, cabras, codornas e cavalos sendo criados em fazendas para servir e alimentar uma população estimada em 203 milhões de habitantes.
A maior parte do rebanho é formada por bois, vacas, galinhas e frangos (1,8 bilhão de cabeças), aproximadamente 9 vezes maior do que a quantidade de seres humanos no Brasil e maior do que a população de qualquer país do mundo.
Impressionante, não? Existem ainda outros rebanhos imensos de porcos, ovelhas, codornas, coelhos, patos e cabras, mais numerosos do que a população de todos os municípios brasileiros.

Veja outras curiosidades:
A cidade mais populosa do país, São Paulo com 11,4 milhões de pessoas, é a única que tem mais gente do que os rebanhos de búfalos e cavalos. 🦬
Já os frangos são maioria em Cascavel (PR) que tem 21,3 milhões de bichos. Trata-se de uma população 63 vezes maior que a quantidade de gente no município. Para se ter uma ideia, para cada carro em Cascavel, existem 106 frangos. 🐔
Do gado vem a carne e uma grande variedade de produtos, como biodiesel, fertilizantes, produtos de higiene e até gelatinas.
A China é um dos nossos maiores compradores de pé de galinha. Eles adoram… comem a carne e chupam o caldinho, que nem pirulito! 🤢
Muita gente consome cavalo (sim, o consumo é autorizado por lei). Cerca de 41 mil cavalos são abatidos no Brasil, por ano, para consumo. 🐎😢
Outras carnes menos comuns, mas bem consumidas são as de capivaras e búfalos. 🐃
Vixe… E ainda tem muito mais animais que nem imaginamos, sendo criados em fazendas.
Os peixes e as abelhas são tão numerosos que é impossível calcular quantos existem! 🐝🐠
Já as populações ‘criadas’, de rãs e jacarés, são bem menores e nem entraram nas estatísticas. 🐸
28.588 coelhos são abatidos por ano, no país, para consumo. 🐇🐰
E 2.503.639 patos. 🦆

Aquecimento global
☀️O problema é que toda essa super produção causa um impacto no meio ambiente. Segundo o Observatório do Clima, a produção de alimentos foi responsável por 73,7% dos gases poluentes no Brasil em 2021. A cadeia da carne bovina respondeu por 57,2% do total. Outros 33,7% foram provocados pela agropecuária.
Metodologia
O IBGE obtém os dados por meio de consulta a entidades públicas e privadas, produtores, técnicos e órgãos ligados direta ou indiretamente à produção, comercialização, industrialização, fiscalização, fomento e assistência técnica à agropecuária.