Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

ABCZ anuncia realização de sua 1ª Expoleite em outubro

Associação que é referência em pecuária de corte, abre espaço para reconhecimento e valorização do leite, num momento de vulnerabilidade do setor que enfrenta concorrência dos produtos importados

A capital do gado de corte Zebu se prepara para ser também a capital do leite. A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) anuncia a realização de sua primeira feira voltada para o segmento leiteiro: a Expoleite, marcada para acontecer de 9 a 15 de outubro no Parque Fernando Costa em Uberaba.

O diretor de Pecuária Leiteira da Associação, Rodrigo Simões, lembra que a cidade sempre foi ‘famosa’ pela Expozebu que, tradicionalmente, reúne as melhores raças de corte do país. Mas, de uns tempos pra cá, as raças leiteiras zebuínas chegaram num nível tão alto, que são procuradas em todo o mundo e tornou-se impossível não reuní-las em um grande evento. “As exportações aumentaram, consideravelmente, inclusive para a própria Índia que, um século atrás, trouxe a raça Zebu para o Brasil e agora leva de volta”.

De acordo com Simões, o evento pretende ser mais uma importante vitrine da cadeia produtiva do leite brasileiro, um espaço para a troca de ideias entre produtores, ampliação do conhecimento e atualização tecnológica não se restringindo à pecuária zebuína e, inclusive, abrindo espaço para as raças bubalinas. “Teremos uma feira completa e recheada de conhecimento técnico, julgamentos, concursos leiteiros e palestras que farão parte da programação, que deverá ser anunciada em breve”.

O diretor ressaltou ainda que a feira é anunciada num momento super oportuno em que a cadeia do leite encontra-se em situação de grande vulnerabilidade em função da polêmica envolvendo o excesso de importação do leite em pó.

“Sabemos que muitos produtores - principalmente os pequenos - tem considerado desistir da atividade. Queremos reunir as mais importantes lideranças políticas do agro e também da indústria, com representantes de todos os elos da cadeia. Nosso objetivo é mostrar toda a pujança do setor, contribuindo para valorizá-la e fortalece-la, afinal o leite é um alimento da maior importância para nossa sociedade”.

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.



Leia mais