Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Secretário de Agricultura de MG se encontrará com Alckmin para discutir a importação do leite em pó

Thales Fernandes disse à Itatiaia que a reunião está marcada para o próximo dia 19. Importação chegou a 10% do total da produção nacional, nível nunca antes registrado

O Secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Thales Fernandes, informou à Itatiaia que tem um encontro marcado com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, no próximo dia 19 de julho, em Brasília, para discutir as regras da importação do leite em pó.

Durante audiência de prestação de contas na Assembleia Legislativa, em BH, ele disse que a importação do produto chegou a 10% da produção nacional, quando, historicamente, o normal era um patamar na casa dos 2 ou 3%. “Sabemos que a importação existe, que os acordos bilaterais devem existir e a gente respeita. Mas não como está sendo feito. De certa forma, porteira foi aberta. Estão entrando leites da Argentina, do Uruguai e de outros países. Nós precisamos proteger os nossos produtores, não os de outros países”, falou.

Fernandes disse ainda que quer entender quais são as regras que estão sendo seguidas para a importação e que a reunião com o vice-presidente servirá para entender a questão política: o que está por trás desse acordo. “A importação está afetando o comércio e a produção de leite não só em Minas, mas em todo o país”, pontuou.

O secretário ressaltou que “independente de ideologias” o governo do Estado tem buscado parcerias e recursos com o governo federal para dar continuidade ao crescimento do agronegócio. Esse diálogo tem acontecido de forma restrita, mas tem acontecido”, falou.

Segundo ele, na última sexta-feira, Minas recebeu R$ 10 milhões do Programa de Aquisição de Alimentos para a agricultura familiar, principalmente para pessoas carentes.”Isso vai dar para comprar 500 toneladas de alimentos, beneficiando dois mil produtores rurais de 150 municípios.

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.



Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.
Leia mais