Ouça a rádio

Compartilhe

Criador pode escolher se quer vaca ou touro mais resistente ao calor ou frio

Associação dos Criadores de Girolando lança sumário com 15 novas características da raça

Touros Girolando, agora, já tem avaliações de quase 20 características

Criadores de Girolando, agora, têm um cardápio maior de  características genéticas para escolher quais desejam imprimir em seus rebanhos. É que a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando divulgou, ontem (16), 15 novas características que foram incorporadas ao Programa de Melhoramento Genético do Girolando. O lançamento dos Sumários de Touros e Fêmeas ocorreu durante a Megaleite 2022, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte. 

O pesquisador da Embrapa Gado de Leite, zootecnista,  mestre  em genética e doutor em genética e melhoramento genético, Marcos Vinícius Barbosa da Silva, explica que o sumário é um trabalho minucioso que mapeia todas as informações genéticas de um grupo de animais selecionados  de forma que o o criador possa escolher o touro com as melhores condições genéticas para melhorar seu rebanho, tornando as vacas mais produtivas e eficientes. 

“De posse dessas informações, o criador consegue comparar os indivíduos e escolher o touro mais apropriado para as condições do seu sistema de produção”, explica o pesquisador. 

Pesquisador Marcus Vinicius Barbosa coordenou a pesquisa

Genética

Segundo Barbosa, esse trabalho de investigação genética é feito, anualmente com aqueles animais que vão produzir as doses de sêmen  com as características mais interessantes para um determinado tipo de clima ou perfil de rebanho. 

“E essa investigação também inclui as vacas para que sejam escolhidas aquelas com maior potencial genético para acasalar com determinados touros, gerando progênies que contribuam de uma maneira mais intensa para a próxima geração”. 

Marcos Vinícius ressaltou que trata-se de um trabalho minucioso porque, além de abranger toda produção de leite, com todas as características produtivas das vacas ainda inclui a o pedigree dos animais. 

 “Ou seja, toda aquela relação de parentesco entre os indivíduos, com informações distintas para que a gente possa, ao final desse processo, gerar um número que torne a possível comparação entre os animais”. 

Características

Na prática, isso significa que se um criador da raça do Norte Minas, por exemplo, precisar de uma vaca ou touro mais resistente ao calor, ele deve acessar uma tabela para saber qual número corresponde àquelas características que ele precisa. 

 “Para cada característica,  temos um um número que é contribuição daquele touro para geração de uma nova progênie. Quanto maior for esse número para a produção de leite, por exemplo, significa que as progênies geradas por esse touro terão uma média de produção de leite maior do que outros touros com número inferior”. 

Até então, a Girolando trabalhava com apenas quatro características: produção de leite, idade ao primeiro parto intervalo de partos e longevidade da vaca. 

Esse ano, estão sendo lançados os valores genéticos pra onze novas características lineares que são aquelas ligadas aos sistemas mamário e locomotor, além de cinco índices e as características de tolerância ao estresse térmico, peso ao nascimento, período de gestação e persistência da lactação. 

Para que fosse possível dar esse salto de quatro características para 19, a Embrapa e a Girolando investiram na contratação de quatro pesquisadores, o que possibilitou que o grupo trabalhasse em diversas características ao mesmo tempo. 

 Marcus Vinicius disse que o mais gratificante é ver os resultados na prática. “Depois de todo esse processo, dispendioso em termos de tempo e recursos, a gente vê que o criador está conseguindo usar corretamente as informações e tendo um lucro maior, compensa tudo. 

Sumário

O novo Sumário de Touros da Girolando traz características genéticas e genômicas para: 

• produção de leite em até 305 dias 

• intervalo de partos 

• idade ao primeiro parto 

 Tolerância ao estresse térmico 

• peso do bezerro ao nascimento

• período gestacional da vaca 

• índice de Produção e Persistência na Lactação do Girolando 

• índice de Eficiência Tropical do Girolando 

• índice de Facilidade de Parto do Girolando 

• índice de reprodução do Girolando 

• composto do Sistema Locomotor do Girolando 

• composto Sistema Mamário do Girolando 

 Evolução da Raça 

 O Teste de Progênie da raça Girolando foi iniciado em 1997. Desde então, houve grande evolução da raça. Considerando a produção de leite em até 305 dias, em 2000, a produção média alcançava 3.695 kg e, já em 2021, essa média aumentou para 6.032 kg, representando um aumento de 60% no período de 20 anos. 

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido