Saiba como funciona a ferramenta que bloqueia a abertura de contas em seu nome

BC Protege+ foi lançado pelo Banco Central nessa segunda-feira (1º) para impedir a abertura de contas falsas em bancos

Ferramenta bloqueia automaticamente a abertura de contas falsas

A ferramenta BC Protege+, lançada pelo Banco Central nessa segunda-feira (1º), permite que o cidadão possa bloquear a abertura de contas bancárias falsas em seu nome. Segundo a autoridade monetária, a funcionalidade se aplica a contas de depósitos à vista, contas de poupança, contas de pagamento pré-pagas, bem como a inclusão de titular ou representante das contas.

“O BC Protege+ vai ao encontro de uma demanda da sociedade e reforça o compromisso do BC em garantir mais segurança e transparência para os cidadãos em suas interações com o sistema financeiro”, disse Maria Clara Roriz Haag, do Departamento de Atendimento Institucional (Deati) do BC.

Qualquer pessoa física ou jurídica pode ativar a proteção. Para acessar o serviço, é preciso ter conta gov.br de nível prata ou ouro com a verificação em duas etapas habilitada. A ferramenta pode ser ativada ou desativada a qualquer momento.

Após registrada pelo cidadão, a opção por bloquear a abertura de contas fica marcada no banco de dados e, antes da abertura de uma nova conta ou inclusão de titular e representante, as instituições financeiras autorizadas pelo BC são obrigadas a consultar o sistema.

“É importante destacar que a ativação da proteção não é automática. Os cidadãos, que desejarem ativar o serviço, deverão acessar o BC Protege+ e fazer essa opção. A jornada é simples e intuitiva e o serviço é on-line, portanto, a ativação ou a desativação tem efeito imediato no sistema”, explica Haag.

Saiba como funciona

Como ativo a proteção para o meu CPF (pessoa física)?

  • Acesse a área logada do Meu BC no site do Banco Central em: Serviços > Cidadão > Meu BC > BC Protege+.
  • Entre com sua conta gov.br prata ou ouro com verificação em duas etapas.
  • Clique em BC Protege+ no menu ou no card inicial.
  • Na tela principal, escolha ativar a proteção.

Como desativo a proteção para o meu CPF (pessoa física)?

  • Acesse a área logada do Meu BC no site do Banco Central em: Serviços > Cidadão > Meu BC > BC Protege+.
  • Entre com sua conta gov.br prata ou ouro com verificação em duas etapas.
  • Clique em BC Protege+ no menu ou no card inicial.
  • Na tela principal, escolha desativar a proteção.
  • Escolha quanto tempo deseja manter a proteção desativada. Você pode desativar por tempo indeterminado ou escolher uma data para a proteção ser reativada automaticamente.

Como ativo ou desativo a proteção para um CNPJ (pessoa jurídica)?

  • O sócio ou o representante ou o colaborador devidamente cadastrado no módulo de empresas da plataforma Gov.br deve acessar a área logada do Meu BC no site do Banco Central em: Serviços > Cidadão > Meu BC > BC Protege+.
  • Entre com sua Conta gov.br prata ou ouro com verificação em duas etapas.
  • Clique em BC Protege+ no menu ou no card inicial.
  • Escolha a empresa em “Selecionar dados do titular” na tela principal.
  • Em seguida, escolha ativar ou desativar a proteção. Se a empresa quiser abrir uma conta, todos os titulares e representantes precisam estar com seus CPFs com a proteção desativada.

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.

Ouvindo...