Ouvindo...

Fórum Esfera: ministro do TCU defende corte de gastos e critica ‘jeitinho’ no Pé-de-Meia

Na avaliação do ministro Bruno Dantas, o arcabouço das finanças públicas é tão “complexo” que permite “magias fiscais”

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, afirmou nesta sexta-feira (6) que o governo federal precisa ter mais “seriedade” com a governança fiscal. Durante a participação em um dos painéis do Fórum Esfera, no Guarujá, em São Paulo, ele disse acreditar que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), deveria adotar uma política que priorize o corte de despesas, e não o aumento tributário.

Na avaliação do ministro, o arcabouço fiscal é bom, mas “tão complexo que permite essas magias fiscais — para não chamar de pedalada ou contabilidade criativa”, disse.

Para Dantas, o governo do presidente Lula (PT) precisa, além de rever os benefícios fiscais, escolher prioridades e colocá-las no orçamento. “O [programa] Pé-de-Meia é importante e tem que ser escolhido como prioridade no orçamento — e não usar jeitinho para fugir do arcabouço fiscal porque o governo não tem R$ 7 bilhões para alocar em um programa prioritário”, criticou.

Leia também

Na próxima segunda-feira (9), está previsto um encontro entre os chefes dos Três Poderes para debater o equilíbrio das contas fiscais do país.

Yuri Cavalieri é jornalista e tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band. Agora é correspondente da Itatiaia em São Paulo.
Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.
Leia mais