Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Petrobras cai 9% e perde R$ 35 bilhões em valor de mercado após demissão de Prates

Venda das ações da estatal chegou a ser suspensa após divulgação de comunicado; engenheira civil Magda Chambriard vai assumir a presidência da companhia

As ações da Petrobras chegaram a cair quase 9% no pregão desta quarta-feira (15), o primeiro após o anúncio da demissão do presidente da estatal, Jean Paul Prates. O tombo fez a petrolífera perder mais de R$ 35 bilhões em valor de mercado em poucas horas e puxou o resultado da Ibovespa para baixo, indo contra o resultado das bolsas estadunidenses.

A venda das ações da Petrobras chegou a ficar suspensa após a estatal divulgar um comunicado informando que o Conselho de Administração da companhia aprovou o encerramento antecipado do mandato de Prates, a partir desta quarta.

Na terça (14), o Ibovespa fechou em alta de 0,28%, aos 128.515,49 pontos. Às 11h18 desta quarta (15), o principal indicador da B3 caía 1,11%, aos 127.083,11 pontos, após abertura aos 128.514,32 pontos, com variação zero, em dia de vencimento de opções sobre o Ibovespa. Petrobrás caía entre 6,56% (PN) e 7,99% (ON). Vale perdia 1,58%. Ações de grandes bancos também recuam, com destaque para Banco do Brasil (-1,93%).

Leia também

Mesmo com o desempenho negativo da Petrobras, o dólar ante o real e os juros futuros sobem, diante da espera dos investidores por desdobramentos no caso da Petrobras e ainda ecoando incertezas relacionadas à política monetária brasileira, após o Copom indicar que o ciclo de queda da Selic está próximo.

Leia a íntegra da nota de despedida de Prates:

“Queridos amigos.

O presidente pediu meu cargo de volta agora há pouco. Deve nomear Magda. Amanhã conversaremos melhor. Danilo ficou tratando dos trâmites imediatos.

Minha missão foi precocemente abreviada na presença regozijada de Alexandre Silveira e Rui Costa. Não creio que haja chance de reconsideração. Vão anunciar daqui a pouco.

Só me resta agradecer a vcs e torcer que consigam ficar ou se reposicionar. Contém comigo no que eu puder fazer.

JPP”.

(Com informações de Estadão Conteúdo)


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.
Leia mais