Grandes trilhas do faroeste são destaque no concerto “Música de Cinema” da
O evento revive as criações do compositor e maestro Ennio Morricone, que criou trilhas sonoras para diretores como Quentin Tarantino, Dario Argento e Pier Paolo Pasolini, Morricone e eternizado na história pelas contribuições nos filmes de “faroeste espaguete”, considerado um subgênero italiano que reinventou o western clássico nos anos 1960 e 70.
O concerto dialoga ainda com uma mostra temática no Cine Humberto Mauro, também no Palácio das Artes. Com a regência de
O concerto trará obras de filmes como “Por uns dólares a mais” (1965), “Três Homens em Conflito” (1966) e “Era Uma Vez no Oeste” (1968), os três de Sérgio Leone, além da música-tema da série “Yellowstone” e da abertura da ópera “William Tell”, de Gioachino Rossini.
As apresentação começam com a abertura do estúdio 20th Century Fox, responsável por diversos filmes de faroeste emblemáticos, como “Paixão dos Fortes” (1946) e “Butch Cassidy and the Sundance Kid” (1969). Logo em seguida, o clima e a tensão característicos do gênero são evocados pela “Abertura Faroeste”, composto por Fred Natalino.
“Por uns dólares a mais” e a trilha de “Era Uma Vez no Oeste” entram no repertório trazendo o suspense e a ação para a imersão sonora no Velho Oeste. O spaghetti western, “Três Homens em Conflito, finaliza a homenagem ao compositor italiano.
Outra sequência do concerto é o tributo à série contemporânea “Yellowstone”. A abertura da ópera “William Tell” encerra a noite. As trilhas contam com arranjo de Matheus Araújo, Fred Natalino, Fellip Matheus e Marcelo Ramos.
Programação
No sábado (5), o concerto vai começar às 20h, já no domingo (6), às 18h.
Cine Humberto Mauro
A mostra “Faroeste Espaguete” dará ao público do concerto a oportunidade de assistir no cinema do Palácio das Artes os filmes com as trilhas sonoras executadas pela orquestra.
Os filmes “Por um punhado de dólares” (1964), “Por uns dólares a mais” serão exibidos na sexta-feira (4), às 15h e às 17h. Já no sábado, o filme “Três Homens em Conflito” será exibido às 17h. No domingo (6), é a vez do público conferir “Era uma Vez no Oeste”, às 17h15.
A mostra segue de forma gratuita até o dia 27 de abril.