Ouvindo...

Trilhas do faroeste são destaque em concerto da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

Obras criados por Ennio Morricone para filmes icônicos de Sergio Leone são tema do concerto “Música do Cinema: Era uma vez no Faroeste”

Grandes trilhas do faroeste são destaque no concerto “Música de Cinema” da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais realizado neste sábado (5) e domingo (6), no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Os ingressos custam R$ 30 a inteira e R$ 15 a meia-entrada e podem ser adquiridos na bilheteria do Palácio das Artes ou na plataforma Eventim.

O evento revive as criações do compositor e maestro Ennio Morricone, que criou trilhas sonoras para diretores como Quentin Tarantino, Dario Argento e Pier Paolo Pasolini, Morricone e eternizado na história pelas contribuições nos filmes de “faroeste espaguete”, considerado um subgênero italiano que reinventou o western clássico nos anos 1960 e 70.

Leia também

O concerto dialoga ainda com uma mostra temática no Cine Humberto Mauro, também no Palácio das Artes. Com a regência de André Brant, maestro-assistente, o evento fará o público viajar na era dourada do cinema de faroeste italiano.

O concerto trará obras de filmes como “Por uns dólares a mais” (1965), “Três Homens em Conflito” (1966) e “Era Uma Vez no Oeste” (1968), os três de Sérgio Leone, além da música-tema da série “Yellowstone” e da abertura da ópera “William Tell”, de Gioachino Rossini.

As apresentação começam com a abertura do estúdio 20th Century Fox, responsável por diversos filmes de faroeste emblemáticos, como “Paixão dos Fortes” (1946) e “Butch Cassidy and the Sundance Kid” (1969). Logo em seguida, o clima e a tensão característicos do gênero são evocados pela “Abertura Faroeste”, composto por Fred Natalino.

“Por uns dólares a mais” e a trilha de “Era Uma Vez no Oeste” entram no repertório trazendo o suspense e a ação para a imersão sonora no Velho Oeste. O spaghetti western, “Três Homens em Conflito, finaliza a homenagem ao compositor italiano.

Outra sequência do concerto é o tributo à série contemporânea “Yellowstone”. A abertura da ópera “William Tell” encerra a noite. As trilhas contam com arranjo de Matheus Araújo, Fred Natalino, Fellip Matheus e Marcelo Ramos.

Programação

No sábado (5), o concerto vai começar às 20h, já no domingo (6), às 18h.

Cine Humberto Mauro

A mostra “Faroeste Espaguete” dará ao público do concerto a oportunidade de assistir no cinema do Palácio das Artes os filmes com as trilhas sonoras executadas pela orquestra.

Os filmes “Por um punhado de dólares” (1964), “Por uns dólares a mais” serão exibidos na sexta-feira (4), às 15h e às 17h. Já no sábado, o filme “Três Homens em Conflito” será exibido às 17h. No domingo (6), é a vez do público conferir “Era uma Vez no Oeste”, às 17h15.

A mostra segue de forma gratuita até o dia 27 de abril.

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas
Leia mais