Ouvindo...

Patriota e PTB acertam fusão, escanteiam Jefferson e Cunha e vão criar novo partido: o Mais Brasil

Legendas não alcançaram o número exigido pela cláusula de barreira

A presidência nacional do Mais Brasil será de indicação do Patriota - que deve manter o atual presidente do partido, Ovasco Resende.

O Patriota e o PTB vão se fundir e criar um novo partido: o Mais Brasil, de número de urna 25. A decisão foi acertada em reunião na manhã desta quarta-feira (26), depois de semanas de negociações entre os dirigentes das duas legendas.

Tanto o Patriota quanto o PTB não alcançaram o número exigido pela cláusula de barreira. Entre os acordos firmados, foi acertado que Eduardo Cunha, Roberto Jefferson e a filha, Cristiane Brasil, dirigentes do PTB nacional, não serão filiados ao novo partido.

A presidência nacional do Mais Brasil será de indicação do Patriota - que deve manter o atual presidente do partido, Ovasco Resende.

À princípio, o Mais Brasil deve iniciar a legislatura com cinco deputados federais, sendo três mineiros: Fred Costa, Pedro Aihara e Dr. Frederico.

Lucas Ragazzi é jornalista investigativo com foco em política. É colunista da Rádio Itatiaia. Integrou o Núcleo de Jornalismo Investigativo da TV Globo e tem passagem pelo jornal O Tempo, onde cobriu o Congresso Nacional e comandou a coluna Minas na Esplanada, direto de Brasília. É autor do livro-reportagem “Brumadinho: a engenharia de um crime”.