Ouça a rádio

Compartilhe

Novo 'atropela' aliados e decide que Mateus Simões será o vice de Zema

Decisão gerou mal-estar na legenda e em aliados do Governo

Matheus Simões deve ser vice de Zema em chapa 'puro-sangue'

A cúpula do partido Novo bateu o martelo: o ex-secretário Mateus Simões será o candidato a vice-governador de Romeu Zema. A decisão gerou um mal-estar não só na legenda, mas também em boa parte do governo de Minas e aliados, incluindo o próprio governador, que já havia aceitado a construção de uma chapa com outras siglas.

Como a coluna mostrou na sexta-feira, partidos e lideranças da base de Zema ameaçavam abandonar o apoio à reeleição do governador caso uma chapa puro-sangue, com apenas nomes do Novo, fosse feita. Agora, com a decisão tomada pelo partido, uma debandada de apoiadores é esperada para os próximos dias.

Segundo interlocutores ligados ao governo, Zema e o secretário responsável pela articulação política, Igor Eto, vinham articulando com partidos a construção de uma coligação pela reeleição. No entanto, a cúpula do Novo decidiu pelo nome de Simões de forma unilateral - a escolha final aconteceu no último sábado, após reunião de dirigentes do partido e deputados do Novo. O ex-secretário, inclusive, foi o principal articulador do próprio nome para o posto.

A coluna apurou que Zema teria expressado a outros envolvidos na articulação que preferiria uma chapa com outros partidos - pensando não apenas no apoio eleitoral, mas também para auxiliar na governabilidade caso conquiste a reeleição.

Leia Mais

Zema

Depois de sinalização de nome de Simões para vice de Zema, parlamentares do PP se reúnem em Brasília

Eleições 2022

Ex-presidente Lula voltará ao Estado de Minas para oficializar a aliança com Alexandre Kalil

Serra do Curral

Tamisa, empresa autorizada a minerar na Serra do Curral, não tem registro no CREA

ALÉM DE SAFADÃO

Além de Safadão, outros famosos tiveram rompimentos polêmicos com seus empresários. Relembre! 

ELEIÇÕES 2022

MDB mineiro tem pré-candidato ao Senado, mas resiste à pressão por aliança com PSDB para o Governo

Acesso rápido