Mesmo com inscrição na OAB suspensa, advogado mineiro mantém atuação e agita bastidores da Ordem
Profissional continua atuando em casos de destaques, como o da cervejaria Backer e do 'Rei dos Bitcoins'
Um processo interno no Comitê de Ética da OAB mineira tem agitado os bastidores da entidade. Em maio, a inscrição do advogado Ciro Chagas foi suspensa pelo colegiado da OAB por conta de denúncias de supostas irregularidades na atuação do jurista, que afirmou ser vítima de uma perseguição.
Apesar da suspensão, Chagas continuou atuando como advogado - inclusive em casos de destaque, como o da cervejaria Backer e do "Rei dos Bitcoins". Chagas ainda aguarda que a comissão da OAB julgue um recurso sobre o caso. Ele teria continuado a atuar como advogado - situação que ele nega. “Assim que tive ciência da decisão, imediatamente suspendi qualquer que fosse minha atuação como profissional”.
Na avaliação de interlocutores da Ordem, o fato de Chagas ter atuado como advogado enquanto a inscrição estava suspensa é grave e pode resultar em novo processo interno.
Em conversa com a coluna, o advogado disse sofrer perseguição de colegas. "Estou sendo atacado por pessoas com graves desvios de conduta que, certamente, foram quem lhe passaram tal informação caluniosa. Inclusive, contra elas, já tomei as providências legais cabíveis", afirmou Ciro Chagas.
Também em nota, o advogado afirmou ter confiança de que conseguirá reverter a suspensão na Ordem. Confira o posicionamento na íntegra:
É normal nós advogados criminalistas sermos atacados. Exemplo disso, cito o que para mim é um dos advogados mais combativos dos nossos tempos, Cristiano Zanin, chegou a ser até denunciado criminalmente, alvo de busca e apreensão e imputado de uma série de crimes. O Supremo, posteriormente, anulou totalmente as decisões.
Faço essa introdução, para dizer que muitas vezes a luta pelo direito de defesa nos coloca a enfrentar represálias e ataques exatamente pelo aquilo que defendemos por correto. É exatamente o que vem acontecendo comigo pelas posições de adotei na defesa de princípios da advocacia.
Quero dizer que tenho a tranquilidade que qualquer decisão absurda ou esdrúxula, será revista e que novamente, tenho certeza que se existe, será revisada.
No entanto, este fato, não gera qualquer sentimento a mim de ódio ou de rancor. Apenas reforça meu sentimento de tolerância com todos aqueles que são atacados injustiçados, pois sinto na pele na condição de advogado aquilo que pode haver de mais terrível para qualquer ser humano, antes da morte, que é ser acusado em vida de algo que não fez.