Ouça a rádio

Compartilhe

Acompanhe aqui o resumo, o calendário e os bastidores das convenções em Minas

O prazo para realização das convenções partidárias começou no dia 20 deste mês e termina no próximo dia 5. O registro das candidaturas na justiça eleitoral deve ser feito até o dia 15 de agosto.

Governador tentará primeira reeleição do Partido Novo

PL (20/07) – Definiu a chapa de deputados estaduais e federais e delegou à executiva nacional a responsabilidade de decidir sobre a chapa majoritária. Os nomes no senador Carlos Viana, pré-candidato ao Governo de Minas e do deputado federal Marcelo Álvaro Antônio aguardam confirmação nacional. O PL, de Jair Bolsonaro, permanece conversando com outras legendas, como o PSC de Cleitinho e o Novo de Zema.  Republicanos ou União Brasil podem indicar o vice. Como alguns correligionários temiam que Rosangela Reis pudesse ser eleita e eles não, o nome dela foi reprovada para a chapa de deputada estadual e ela deve ser candidata a deputada federal.

Patriota (20/07) – Definiu chapa de deputados estaduais e federais e não terá candidato ao Governo ou ao Senado. Para tentar vagas na Câmara dos deputados aposta no Tenente dos Bombeiros, Pedro Aihara, recém filiado, como puxador de votos. O partido deve apoiar Romeu Zema.

PC do B (21/07) – Confirmou nomes para deputados estaduais e federais e está na federação com o PT e o PV.

PSTU (21/07) – Confirmou Vanessa Portugal como candidata ao Governo de Minas.

PV (22/07) – O Partido Verde faz parte da federação com PT e o PC do B e aprovou 22 nomes para a disputa, somando deputados estaduais e federais.

Novo (23/07) -  Durante a convenção neste sábado (23), o Partido Novo vai autorizar a executiva estadual a fechar, posteriormente, a composição da chapa majoritária. No sábado, a legenda vai definir os nomes dos candidatos a deputados estaduais e federais e também vai confirmar o nome do governador Romeu Zema como candidato à reeleição. Na convenção mineira, o Novo deve chancelar a decisão de ter o deputado federal Marcelo Aro (PP) como pré-candidato ao senado na chapa. A definição sobre o vice ficará à cargo da executiva estadual.

PMN (23/07) -  Depois da deputada Rosangela Reis ter tido o nome reprovado para concorrer à reeleição pelo Partido Liberal (PL) em Minas, Graziellle Reis, filha dela, pode passar pela mesma situação no PMN. Considerando Rosangela fora da disputa como deputada estadual, alguns candidatos da chapa acreditam que pelo menos metade dos votos da mãe, que teve 72 mil na última eleição, podem ser transferidos para a filha. A leitura de parte dos concorrentes é que Grazielle pode conquistar a cadeira que seria de algum deles. O partido apoiará Zema e contará com a presença do governador no início da manhã.

Avante (23/07) – Deve confirmar o nome do deputado federal André Janones como candidato à Presidência da República, embora alguns defendam o nome dele para reeleição, considerando que ele seria um puxador de votos.

Republicanos (23/07) – Deve confirmar a chapa de deputados estaduais e federais. Se confirmada a candidatura de Viana, apoiará o candidato do PL em Minas.

União Brasil (23/07) - Deve fechar a chapa de deputados estaduais e federais e delegará à executiva a decisão sobre a chapa majoritário. O partido poderá, posteriormente, indicar o deputado Bilac Pinto como vice na chapa do PL.

PT (24/07) - Confirmará o nome do deputado estadual André Quintão como vice de Alexandre Kalil (PSD) para o Governo de Minas e o apoio à candidatura do ex-presidente Lula.

PSD (24/07) - Confirmará o nome do ex-prefeito Alexandre Kalil (PSD) para o Governo de Minas, senador Alexandre Silveira para a reeleição e a aliança com o PT, além do apoio à candidatura do ex-presidente Lula, que não é consenso entre os correligionários.

Federação PT, PC do B e PV (24/07) – Confirmará aliança.

Saiba aqui as datas das próximas convenções. Acompanhe a coluna e fique informado sobre os principais fatos e bastidores da política mineira. As informações acima foram todas veiculadas em detalhes, anteriormente, pela coluna.

Leia Mais

DEBATE NA BAND

Primeiro debate na TV reúne cinco candidatos ao Governo de Minas

CHAPA PURA

Zema confirma Mateus Simões como candidato a vice ao Governo de Minas

EM JUIZ DE FORA

Em visita a Juiz de Fora, Alexandre Kalil diz que vai entregar a Lula pauta de 'salvação' para Minas Gerais

CONVENÇÃO

PSDB confirma candidatura de Marcus Pestana ao Governo de Minas 

CONVENÇÃO

Cidadania oficializa apoio à candidatura de Romeu Zema ao Governo de Minas