Ouvindo...

Frete parado: alta de custos sufoca pequenas transportadoras em Minas

Fim de benefícios fiscais e reajustes ameaçam a sobrevivência de empresas de transporte - e o consumidor pode pagar essa conta

Empresas de transporte de cargas em Minas Gerais estão sob pressão com o aumento de custos operacionais, causado pelo fim da desoneração da folha, mudanças na mistura do biodiesel e reajustes salariais. As pequenas transportadoras são as mais prejudicadas, enfrentando redução das margens de lucro e cortando investimentos em manutenção e frota. Diante do cenário, o setor não tem conseguido repassar os custos ao frete. Paralelamente, a ALMG aprovou a nova diretoria da Artemig, liderada por Breno Longobucco.

Saiba detalhes

Ferro em alta: SDS investe R$ 100 milhões e gera 180 empregos em MG

A SDS Siderúrgica anunciou um investimento de R$ 100 milhões para expandir suas operações em Minas Gerais. A nova unidade será inaugurada em Divinópolis no dia 15 de julho, com capacidade para produzir 12 mil toneladas de ferro-gusa por mês. A expansão deve gerar 180 empregos diretos. O aporte inclui o parque industrial e áreas de florestas plantadas, que fornecem carvão vegetal para a produção siderúrgica.

Saiba detalhes

Vinho mineiro faz história e conquista ouro inédito em premiação mundial

O Isabela Syrah 2023, da Vinícola Maria Maria, de Boa Esperança (MG), fez história ao conquistar medalha de ouro e 96 pontos no Decanter World Wine Awards 2025 — maior pontuação já registrada por um vinho brasileiro no concurso. Produzido com a técnica da dupla poda, da Epamig, foi o único rótulo nacional premiado entre 17 mil amostras. O feito valoriza a viticultura do Sul de Minas e deve impulsionar a procura pelos vinhos da região.

Saiba detalhes

Leia mais destaques sobre economia, agronegócio e negócios em Minas Gerais

Leia também

Único jornal especializado em Economia, Gestão e Negócios de Minas Gerais

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.