O desempenho do primeiro bimestre deste ano surpreendeu positivamente o setor de autopeças no Estado. A expectativa era de estabilidade, só que o resultado foi 15% acima do registrado no ano passado.
As informações são do Sindipeças em Minas Gerais, que ainda não fechou os dados de março, mas, ao que tudo indica, deve acompanhar os números dos primeiros meses do ano.
Apreensivo, setor produtivo vê oportunidade em tarifaço de Trump
O setor produtivo de Minas Gerais está apreensivo, mas, ao mesmo tempo, enxerga uma oportunidade competitiva na aplicação das tarifas recíprocas de 10% dos EUA sobre todas as exportações brasileiras, impostas no “tarifaço” anunciado nesta quarta-feira (2) pelo presidente do país americano, Donald Trump.
Os produtos mineiros mais vendidos ao mercado norte-americano em 2024 foram o café, ferro fundido e ferro-ligas. O setor produtivo aponta que as novas tarifas podem gerar uma vantagem competitiva principalmente com o café, mas ainda não está claro se a medida vai gerar um efeito cumulativo para a indústria siderúrgica.
Samarco paga primeira parcela a municípios do Rio Doce
O pagamento da primeira parcela decorrente da adesão ao Acordo de Reparação da Bacia do Rio Doce foi feito pela Samarco para sete municípios de Minas Gerais.
São eles: Dionísio, Fernandes Tourinho, Ipatinga, Raul Soares, Rio Casca, Sem Peixe e Timóteo. Quase R$ 13 milhões foram pagos até o dia 1º de abril.