Minas Gerais é o 3º estado brasileiro com maior número de empresas inadimplentes. Atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro, o Estado ultrapassou a marca de 600 mil CNPJs no vermelho. De maneira detalhada, a dívida média do empreendedor mineiro aumentou e está em cerca de R$ 20 mil. No Brasil, são quase 7 milhões de dívidas registradas que totalizam R$ 147 bilhões.
Segundo economistas, a inadimplência das empresas é reflexo do aumento das dívidas do consumidor - que também estão em patamares históricos e atingem 70 milhões de brasileiros.
Veja o que pode acontecer nos próximos meses
Negócios itinerantes têm vantagens e desafios
Seja de bicicleta, kombi, trailer ou food truck, os famosos empreendimentos sobre rodas possuem o diferencial de poderem ir até os clientes. Mas a atividade também tem desafios, como a falta de previsibilidade financeira e a burocracia para a legalização. As atividades mais comuns nesda área são as de alimentação e acessórios, mas são vários os segmentos com possibilidade de atuação. Outra vantagem desse tipo de empreendimento é a oportunidade de testar o modelo de negócio antes de investir uma grande quantia num ponto fixo.
Leia a matéria com exemplos de sucesso
Energia hidrelétrica pode conter inflação no País
O reajuste da taxa básica de juros - Selic - já começou a ser discutido em Brasília pelos integrantes do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC). A expectativa é que a taxa, que atualmente está em 10,5% ao ano, seja elevada entre 0,25 ponto percentual (p.p) e 0,5 p.p. Especialistas consultados pelo Diário do Comércio divergem sobre o movimento. Embora considerem a medida eficiente para conter a inflação e a volatilidade cambial, o aumento poderá impactar significativamente o setor produtivo e restringir o consumo da população.
Leia a matéria completa e entenda os motivos