A indústria eletroeletrônica de Minas Gerais vive um ótimo momento. As vendas estão acima do esperado e as expectativas são otimistas para o encerramento do ano. O desempenho é puxado especialmente pelas empresas que fornecem equipamentos para a área de geração, transmissão e distribuição de energia. Mas nem tudo é positivo. Representantes da atividade alertam para os desafios enfrentados pelas fabricantes, principalmente em relação à elevada carga tributária.
Crédito cresce no Estado, mas alta dos juros pode influenciar desempenho
A busca por crédito em Minas Gerais cresceu mais de 5% em julho, superando a média do País. Segundo economistas, o resultado reflete o cenário econômico do Estado, que está favorável para a busca de financiamentos, com bons números dos setores de comércio e serviços e redução na taxa de desemprego. Apesar disso, a possibilidade de aumento das taxas de juros nas próximas semanas poderá impactar na contratação de novos recursos, já que o crédito vai ficar mais caro.
Minas é o 2º maior fabricante de produtos de limpeza do Brasil
A indústria de limpeza movimentou entre R$ 7 bilhões e R$ 9 bilhões no ano passado em Minas Gerais e projeta encerrar 2024 com crescimento próximo a 5%. Com cerca de 700 fábricas, o Estado atualmente é o segundo maior polo de produtos de limpeza do Brasil, atrás apenas de São Paulo. Juntos, os estados respondem por metade da produção nacional.
Leia mais destaques sobre economia, agronegócio e negócios em Minas Gerais.