Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Advogados usam tecnologia para buscar informações e otimizar o tempo de quem tem processo na Justiça

Advogados querem inovar para terem mais eficiência: startup de Belo Horizonte foi ao Vale do Silício e voltou com essa solução

Justiça | Imagem ilustrativa

Justiça | Imagem ilustrativa

Tingey Injury Law Firm em Unsplash

Uma pesquisa realizada pela empresa Casetext em outubro de 2022 com mais de 100 juízes federais e estaduais nos Estados Unidos apontou que 83% dos entrevistados afirmaram não ter referências jurídicas em casos relevantes e, 68% deles, observaram que isso impactou negativamente o resultado das decisões tomadas nos casos. No Brasil a percepção não é diferente. Por essa razão, a startup Maestria resolveu levar agilidade ao universo jurídico brasileiro. Residente do Órbi Conecta, principal hub de inovação de Minas Gerais, ela desenvolveu uma ferramenta homônima que une técnicas de design thinking e de ciência de dados. Na prática, ela oferece uma plataforma de pesquisa de jurisprudências usando tecnologia de cognição semântica a partir de uma base unificada.

“O objetivo é facilitar e democratizar o acesso às fontes de informação jurídica, qualitativamente e fundada na relevância”, explica o Diretor de Operações da empresa, Danilo Mattos Batista. “Ao desenvolver a ferramenta pensamos na necessidade dos advogados autônomos, na dos que fazem parte de times de escritórios ou grandes empresas e também na dos alunos e recém-formados que estão se preparando para prestar exame da ordem da OAB, por exemplo”, ilustra.

Para construir a plataforma, os sócios da startup foram a São Francisco (EUA) ouvir uma referência em em tecnologia jurídica, o fundador da Ravel Law, Daniel Lewis, que atuou como mentor no direcionamento dos esforços iniciais de criação. Ele os ajudou a montar o modelo de negócio a partir de pesquisas de campo, envolvendo quase 300 advogados sediados no Brasil. Além disso, o time investiu em estudos de usabilidade de sistemas, incluindo um grupo focal para desenhar a busca jurisprudencial dos sonhos.

Para finalizar, realizaram, ainda, um teste beta com 25 advogados para validar o produto antes do lançamento oficial. “Vislumbramos uma gama de aplicações da tecnologia que irá auxiliar advogados a conseguirem ter mais tempo para focar no que mais importa: ganhar causas e fazer negócios. O trabalho do advogado não deve ser ocupado por ferramentas antigas e ineficientes”, explica.

O foco foi agregar a mais alta tecnologia disponível no mercado para solucionar reais necessidades no universo jurídico, como a redução no tempo de pesquisa e estudo dos advogados durante a análise dos autos e definições de estratégias e levantamento de precedentes relevantes, o que impacta positivamente o desfecho dos processos em si. “Nossa abordagem se concentra em oferecer soluções que resolvem os desafios enfrentados pelos advogados em seu cotidiano. Mas não apenas fornecendo tecnologia, como também trabalhando para garantir que essa tecnologia seja intuitiva, eficaz e se integre perfeitamente ao fluxo de trabalho dos profissionais do direito”, destaca.

Maestria Law Day

O lançamento oficial da plataforma para todo o Brasil será no próximo dia 18 de outubro, durante o Mestria Law Day. Sediado no Órbi Conecta, em Belo Horizonte, o evento será gratuito e aberto à comunidade jurídica. Na programação, palestras com profissionais renomados no mercado, incluindo uma gravada com Daniel Lewis, advogado norte-americano referência em tecnologia jurídica, que irá apresentar o case americano de evolução tecnológica aplicada ao ramo jurídico.

A comunidade jurídica poderá contratar os serviços gratuitamente por um período de teste, de 45 dias, com acesso a todas as funcionalidades. “Isso proporciona uma oportunidade real para os profissionais viverem a experiência Maestria sem barreiras, permitindo que compreendam de forma prática nosso diferencial. Isso, por sua vez, ajuda os advogados a tomar uma decisão sobre a adoção de nossos serviços”, diz Danilo.

Confira a programação:

  • Abertura do evento com Danilo Mattos (Diretor de Operações da startup Maestria) Lançamento da plataforma de pesquisa jurídica Maestria

  • Advocacia de Alta Performance por Ricardo Oliveira: Empreendedor | Headhunter | Professor | Consultor em Gestão | Advogado. Sócio da Perroni Consultoria. Coordenador e Professor de cursos de Pós-graduação voltados para profissionais jurídicos.

  • Entrevista com Daniel Lewis, CEO LegalOn: Explore o impacto das Legaltechs nos Estados Unidos e como a tecnologia está redefinindo os limites do Direito em uma conversa fascinante com um dos líderes do setor.

  • Painel Maestria - Tecnologia: Vilã ou Grande Aliada?: Junte-se a Wilson (Maestria), Camila Soares (CS Advocacia), Lucas (DCOM) e Thiago Lott (Lott Advocacia) em uma discussão provocadora sobre o papel da tecnologia no cenário jurídico atual.

  • Experiência do Cliente na Advocacia por Tomás Duarte: Co-Founder & CEO Track Group S/A

Serviço: Maestria Law Day

O Órbi Conecta é o principal hub de inovação e empreendedorismo digital de Minas Gerais, e agora mantém uma coluna publicada semanalmente às terças-feiras no portal da Itatiaia.
Leia mais