Ao abrir o mercado para a carne bovina brasileira, o governo do Vietnã exigiu que o Brasil comprasse a tilápia produzida naquele país.
O Vietnã é o maior fornecedor de tilápia para os Estados Unidos e com o tarifaço do governo Trump, os vietnamitas foram duramente atingidos.
A reação da Abipesca e da Peixe Br, orgãos que defendem os produtores brasileiros, foi de abrir diálogo com o ministro da agricultura Carlos Fávaro, no sentido de impedir esse comércio com o Vietnã.
São 2 alegações que comprometem a entrada da tilápia no mercado brasileiro.
Primeiro, alguns procedimentos feitos na produção vietnamita são proibidos pela Anvisa.
A segunda questão são os preços do produto que chegariam aqui bem mais baratos que os da tilápia brasileira, criando um predador para a cadeia nacional dando vida a uma estrangeira.
Hoje o Brasil é o quarto produtor mundial e Morada Nova de Minas, considerada a capital brasileira da tilápia. O primeiro produtor mundial é a China, depois a Indonésia e o Egito.
Fontes do Ministério da Agricultura informam que importação da tilápia do Vietnã já está definida pelo presidente Lula e que o mercado será aberto.
Risco para a produção brasileira que cresceu 15% no ano passado devido aos altos investimentos na tecnologia do setor.
Enquanto isso, a páscoa se aproxima e os ovos de chocolate ficam cada vez mais caros. O cacau continua em disparada no mercado internacional.
E fique atento com os ovos de páscoa “fake”, sabor chocolate, parece que é mas não é!
O verdadeiro chocolate tem no mínimo 25% de cacau, senão é “sabor chocolate”. Norma da Anvisa.
Ouça a coluna de Valdir Barbosa: