Confira com Valdir Barbosa…
Amigas e amigos do agro!
O consumidor pagar mais caro pela laranja de mesa e a industria ter preços menores, tem uma explicação!
A laranja para o suco que vai para o consumidor geralmente não têm a mesma origem.
Quem produz para a indústria tem contratos exclusivos determinando volume e prazo de entrega, assistência técnica para um produção uniforme e muitas vezes o produtor obtém seu financiamento através da própria empresa compradora. Porém, o preço depende da qualidade da fruta que não tem sido dos melhores.
Já o produtor que leva a laranja para o atacado ou entrega direto ao varejista, o seu compromisso é menos rigoroso que o industrial, entretanto existe a preocupação de oferecer a laranja de melhor qualidade ao consumidor. Se é melhor é mais caro, é uma lógica do mercado!
A laranja in natura para o mercado consumidor teve alta de 6.5% na última semana. A indústria paga mais barato por causa da qualidade da laranja hoje, castigada pelas altas temperaturas que trazem muitas pragas.
Com o anúncio de uma boa nova safra brasileira, se o clima colaborar, o mercado internacional começa a trabalhar com os preços do suco em queda. De janeiro até agora o suco baixou 20%.
Agora, um espaço para os agro ladrões que vão apresentando novidades a cada dia. Tem ladrão de gado, fertilizantes, máquinas agrícolas, cargas de café e agora a moda é roubar café diretamente do pé.
São pequenos mas valiosos furtos pelo interior de Minas. Eles entram pelos cafezais na madrugada, dificilmente serão vistos, catam o café, poucas sacas, mas cada uma vale acima de 2 mil e 500 reais.
Itatiaia Agro
Valdir Barbosa
Ouça a coluna de Valdir Barbosa: