Ouvindo...

Agro ladrões roubam café direto do pé. Laranja tem nova alta!

Laranja sobe preço para o consumidor e o suco baixa o preço, enquanto o roubo de café aumenta.

Confira com Valdir Barbosa…

Amigas e amigos do agro!

O consumidor pagar mais caro pela laranja de mesa e a industria ter preços menores, tem uma explicação!

A laranja para o suco que vai para o consumidor geralmente não têm a mesma origem.

Quem produz para a indústria tem contratos exclusivos determinando volume e prazo de entrega, assistência técnica para um produção uniforme e muitas vezes o produtor obtém seu financiamento através da própria empresa compradora. Porém, o preço depende da qualidade da fruta que não tem sido dos melhores.

Já o produtor que leva a laranja para o atacado ou entrega direto ao varejista, o seu compromisso é menos rigoroso que o industrial, entretanto existe a preocupação de oferecer a laranja de melhor qualidade ao consumidor. Se é melhor é mais caro, é uma lógica do mercado!

A laranja in natura para o mercado consumidor teve alta de 6.5% na última semana. A indústria paga mais barato por causa da qualidade da laranja hoje, castigada pelas altas temperaturas que trazem muitas pragas.

Com o anúncio de uma boa nova safra brasileira, se o clima colaborar, o mercado internacional começa a trabalhar com os preços do suco em queda. De janeiro até agora o suco baixou 20%.

Agora, um espaço para os agro ladrões que vão apresentando novidades a cada dia. Tem ladrão de gado, fertilizantes, máquinas agrícolas, cargas de café e agora a moda é roubar café diretamente do pé.

São pequenos mas valiosos furtos pelo interior de Minas. Eles entram pelos cafezais na madrugada, dificilmente serão vistos, catam o café, poucas sacas, mas cada uma vale acima de 2 mil e 500 reais.

Itatiaia Agro
Valdir Barbosa

Ouça a coluna de Valdir Barbosa:

Leia também

Produtor rural no município de Bambuí, em Minas Gerais, foi repórter esportivo por 18 anos na Itatiaia e, por 17 anos, atuou como Diretor de Comunicação e Gerente de Futebol no Cruzeiro Esporte Clube. Escreve diariamente sobre agronegócio e economia no campo.
Leia mais