Ouvindo...

Produtores rurais da Amazônia Legal querem voz e assento na COP 30 em Belém do Pará

Agropecuaristas se organizam para entrar na pauta da COP 30

Ouça a coluna de Valdir Barbosa neste 08/10.

Leia a transcrição da coluna

Os produtores rurais querem voz ativa e assento na COP 30, quando autoridades mundiais estarão no Brasil, ano que vem, para tratar, principalmente, sobre questões ambientais. Com mais de mil produtores já envolvidos, o grupo conta com a equipe técnica formada por advogados, engenheiros florestais e especialistas ambientais, que vão apresentar um estudo sobre o agronegócio na Amazônia Legal, que envolve pequenos, médios e grandes produtores

A Amazônia Legal, além de todos os estados da Região Norte, ainda englobam Mato Grosso, Tocantins e Maranhão, onde estão o Pantanal e regiões de Cerrado. Os produtores rurais querem mostrar ao mundo, e essa é uma grande oportunidade, que muitas narrativas colocando o agro como o vilão das questões ambientais negativas não tem procedência.

Leia também

Entre várias acusações sofridas no decorrer dos anos, inclusive por parte de autoridades importantes do governo, o que mais chamou a atenção foram as queimadas deste ano, que ainda não acabaram e os agropecuaristas foram expostos ao mundo, na maioria das vezes, como responsáveis pelo que está acontecendo na devastação de matas país afora.

Outro assunto que vai esquentar os debates refere-se às ONGs financiadas pelo fundo da Amazônia, e que segundo o movimento dos produtores nunca apresentam projetos com impactos práticos para a conservação sustentável da região. Também o financiamento do fundo da Amazônia, feito pelos países taxados como grandes poluidores com rede direcionamento do dinheiro para as ONGs está na pauta, que vai ser um grande debate.


Participe dos canais da Itatiaia:

Clique e acompanhe a apuração dos votos para prefeito e para vereador com a Itatiaia

Produtor rural no município de Bambuí, em Minas Gerais, foi repórter esportivo por 18 anos na Itatiaia e, por 17 anos, atuou como Diretor de Comunicação e Gerente de Futebol no Cruzeiro Esporte Clube. Escreve diariamente sobre agronegócio e economia no campo.
Leia mais