Como virar a chave da inovação? Em um evento de retrospectiva do ano de 2024 e perspectivas para 2025, o Órbi Conecta recebeu, no início de dezembro, dois parceiros para apresentar um case que detalha essa mudança, na prática. O head de estratégia e inovação da Sucos Tial, Francisco Mazzinghy, patrocinadora do hub, e o líder de inovação e transformação digital da Overdub, César Amaral, parceira do Órbi, compartilharam lições aprendidas na jornada de inovação da Sucos Tial.
Fundada em 1986, a partir de um projeto de pesquisa na Universidade de Viçosa e conhecida pela produção de bebidas à base de frutas 100% naturais, a Sucos Tial tem tido um crescimento acelerado nos últimos anos. O de 2024, especialmente, marcou a criação da área de inovação e a implementação de um programa de transformação digital. “Para a Tial, o grande aprendizado de 2024 foi a comprovação de que a inovação, quando conectada ao planejamento estratégico da empresa, gera valor e impacta positivamente os resultados”, diz Francisco Mazzinghy.
Com o apoio da Overdub, a Sucos Tial adotou a metodologia ágil para impulsionar a inovação e a transformação digital. “Desenhamos, junto com a Tial, uma estrutura que nos permitisse trabalhar com agilidade, desafios que viriam agregar mais valor, desde a digitalização de backoff, experiência internacional, captação de novas fontes de inovação e experimentação de novos modelos de negócio”, explica César Amaral. Foram criadas, então, cinco squads, compostas por colaboradores de diferentes níveis hierárquicos e áreas da empresa para solucionar desafios estratégicos.
A partir dali, teve início a onda de aprendizado e mudança cultural. O foco inicial do programa era o aprendizado, com a expectativa de gerar resultados palpáveis em longo prazo. No entanto, a empresa foi surpreendida com resultados positivos já nos primeiros seis meses, incluindo o aumento de receita e a redução de custos. Segundo Maziinghy, contar com uma direção engajada agregou valor e ajudou a virar o jogo. “Não basta sentar 100 pessoas em uma sala e definir data para a mudança acontecer. Ao contrário, leva tempo, implica lidar com oportunidades, criar um modelo de liderança não hierárquico, dar autonomia para os times”, explicou.
Desafios 2025 - Os dois especialistas também adiantaram quais serão os próximos passos dessa jornada, que terá, como primeiro desafio, a consolidação da cultura de inovação dentro da empresa. Isso significa ir além do discurso e traduzir a inovação em ações práticas e resultados tangíveis para os colaboradores. “A empresa pretende expandir a metodologia ágil para outras áreas, além de investir na gestão orientada a dados e na experimentação de novos modelos de negócio”, disse Francisco.
Além disso, os resultados também tendem a aumentar sua régua de exigência como reflexo do saldo positivo do último ano. Por isso, ele explicou que a tendência é que os MVPS (produtos mínimos viáveis) ganhem escala e isso traga ainda mais resultados na empresa. “Vamos tangibilizar a mudança que precisa ir para a prática e o dia a dia da empresa, envolvendo, aos poucos, todas as áreas, incluindo gestão orientada a dados com maior integração, com uma visão estruturando a tomada de decisão”, complementou César.
Tial no Órbi - A Tial integrou à Rede Órbi Conecta em 2024, inaugurando a vertical Bebidas e Alimentos, e, com isso, uma das grandes responsáveis por impulsionar, desenvolver e aquecer o ecossistema de inovação mineiro e além. Como a primeira indústria brasileira de bebidas à base de frutas com ingredientes 100% naturais e sem aditivos químicos, a Tial assumiu a liderança da vertical de Alimentos e Bebidas do Órbi.
“Entrar para o Órbi Conecta é a grande virada para implantarmos uma forte cultura de inovação na Tial, da diretoria ao chão de fábrica. Queremos que nossos colaboradores estejam mais próximos desse mundo, entendam que inovação não é só tecnologia e, principalmente, que a tecnologia não os substitui, ela apenas melhora nossa experiência enquanto trabalhadores e pode contribuir para um mundo mais sustentável”, reforçou o CEO da Tial, Victor Wanderley.
A Tial é a primeira indústria brasileira de bebidas à base de frutas com ingredientes 100% naturais e sem aditivos químicos. Fundada em 1986, em Visconde do Rio Branco, Minas Gerais, a Tial nasceu de um projeto da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Investindo em tecnologia e inovação, a empresa alcançou uma capacidade produtiva de 96 milhões de litros por ano com frutas selecionadas, vindas dos melhores produtores do Brasil e do mundo. Hoje, as mais de 50 bebidas à base de frutas e água de coco Tial são comercializadas em todo o país e exportadas para países como Estados Unidos, Japão e Portugal. Saiba mais em tial.com.br.
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