Inteligência Artificial e agilidade. Esses foram os temas que conduziram os debates do segundo encontro do Órbi Tech Hub, realizado em novembro. A iniciativa liderada pela MRV&Co, pelo Inter&Co e pela Localiza&Co, por meio do hub de inovação Órbi Conecta, reuniu, mais uma vez, cerca de 100 executivos de grandes empresas, líderes de tecnologia, especialistas em performance e agilidade, parceiros, representantes da academia e grandes empresas. O objetivo comum é uma formação de alta performance focada em tecnologias emergentes para impulsionar negócios com soluções inovadoras e entrega de valor.
Um dos destaques foi a palestra de Carlos Pedrosa, diretor do Inter&Co, que apresentou os cases de sucesso da empresa na implementação de IA Generativa. Com 36 milhões de clientes e presença nos Estados Unidos, o Inter&Co utiliza IA em diversas áreas, desde o atendimento ao cliente até a análise de documentos para abertura de contas PJ. Ele destacou ferramentas como o InterGPT, um chatbot que responde a perguntas de forma segura e escalável, e o GitHub Copilot, que auxilia no desenvolvimento de software, gerando e revisando códigos. A empresa também está investindo em uma plataforma própria de IA Generativa, com foco em microsserviços, que permitirá a personalização do Super App e a interação por meio de texto e até mesmo áudio e vídeo.
Daniel Wolbert e Edré Quintão, também da área de tecnologia do Inter&Co, abordaram a jornada da empresa na implementação da IA, desde as primeiras motivações até os desafios enfrentados atualmente. Eles destacaram a importância da IA para o crescimento da base de clientes, para a concessão de crédito, para a prevenção à fraude e para a cibersegurança. Além disso, eles enfatizaram a necessidade de uma cultura orientada por dados (data-driven) e a importância da qualidade, consistência e governança dos dados para o sucesso da IA. Edré ilustrou os desafios com exemplos práticos, como a dificuldade de integrar modelos de IA aos fluxos de trabalho existentes.
Outro case que ilustra aplicação prática da IA em corporações foi apresentado pela Fernanda Vieira, head de Engenharia da DTI Digital, que falou sobre um assistente de código criado pela dti para o Inter&Co e sobre a criação de um sistema de recepção inteligente desenvolvido pela empresa para a MRV&Co. Fernanda ressaltou a importância da metodologia ágil e centrada no cliente da dti, que permite a entrega de soluções inovadoras e eficazes.
Já Victor Isaac, head de privacidade e proteção de dados da Shield Security, abordou os desafios da IA relacionados à conformidade e privacidade de dados. Ele destacou a importância da governança de dados, da responsabilidade ética e da adequação à legislação para garantir um uso responsável e ético da IA.
O Órbi Tech Hub se consolidou como um importante evento para o ecossistema de inovação de Belo Horizonte e do Brasil. As palestras e debates promovidos no evento demonstraram o potencial da IA para transformar os negócios e a sociedade e alertaram para a necessidade de se discutir os desafios éticos e de segurança, relacionados a essa tecnologia.
O Órbi Conecta é um dos mais relevantes hubs de inovação do Brasil , fundado em Belo Horizonte em 2017, pelo Inter&CO, MRV&CO, Localiza&CO juntamente com a comunidade de startups San Pedro Valley. É um lugar para gerar conexões, negócios e construir futuros desejáveis. Conecta startups, corporates, academia e comunidade de empreendedores para impulsionar o mercado de tecnologia e inovação do país. Conta com quatro áreas de atuação: Órbi for Startups, Órbi for Corporates e Eventos.