O encontro nacional do PSD, em Belo Horizonte, começa na próxima quinta-feira (27) e será em um hotel no bairro Belvedere, região Centro-Sul da capital.
Entre as autoridades confirmadas estão o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o governador do Paraná, Ratinho Júnior. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, retorna da missão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Japão na quinta-feira (27) e segue para BH. O senador Rodrigo Pacheco (PSD), ex-presidente do Congresso Nacional, acompanha Lula até o fim da viagem e não retorna a tempo do evento.
Após o almoço, na quinta-feira, a primeira agenda do encontro será uma visita coletiva à prefeitura da capital. O PSD é o partido do prefeito Fuad Noman, que está afastado por motivos de saúde, desde o mês de janeiro. O vice-prefeito, Álvaro Damião (União Brasil), comanda interinamente a cidade.
Na sexta-feira (28), será realizado um encontro de prefeitos na parte da manhã, em um hotel no bairro de Lourdes, e, no Belvedere, haverá um painel com Felipe Nunes, CEO da Quaest Pesquisa, que fará uma análise do cenário atual e perspectivas para 2026.
Na sexta-feira (28), à tarde, Gilberto Kassab apresentará um painel sobre o voto distrital misto, tema de um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados desde 2017 e é defendido pelo presidente nacional do PSD.
A expectativa dele é que uma comissão especial, a ser instalada neste ano, analise Projeto de Lei 9212/17, aprovado no Senado e enviado à Câmara. De acordo com a proposta, o eleitor passa a votar diretamente em um candidato para representar seu distrito (sistema distrital) e também em um partido de sua preferência, no sistema proporcional.
O encontro nacional do partido, que a cada ano é realizado em uma capital, termina no sábado (29).