O rumor de que o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD), poderia se filiar ao MDB, surgiu de um encontro no qual, em tom de brincadeira, políticos sugeriram que o mineiro voltasse às origens e se filiasse novamente ao MDB para disputar o Governo de Minas. Segundo apuração da coluna, na mesa, entre as lideranças políticas, estavam Baleia Rossi, presidente do MDB nacional e Davi Alcolumbre (União) futuro presidente do Senado.
A brincadeira andou, virou notícia e a pergunta não quer calar: Pacheco vai sair do PSD e se filiar ao MDB? Segundo fontes da Itatiaia, para um futuro próximo, a resposta é não. No entanto, a possibilidade não está descartada. Se houver mudança de legenda, será apenas em 2026 e diante de um cenário específico, segundo apurou a coluna.
Eleições 2026
Caso Pacheco decida disputar o Governo de Minas e Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, opte por apoiar um candidato bolsonarista à presidência da República, a tendência, segundo fontes ouvidas pela Itatiaia, é que haja uma debandada do partido. E, além de Pacheco, outras lideranças nacionais, podem deixar o PSD.
O MDB, partido de origem do senador, estaria entre as legendas que poderiam recebê-lo. No entanto, pela estatura política de Pacheco, obviamente ele seria cotado para o comando da sigla no estado.
Repercussão no MDB
Embora ainda esteja bem distante do palpável, a possibilidade estaria incomodando o atual presidente presidente do MDB em Minas, deputado federal Newton Cardoso Júnor, já que essa movimentação suscitaria uma mudança de comando.
Por enquanto, não há qualquer previsão de mudança em um futuro breve e o surgimento do assunto, segundo fontes da coluna, não está relacionado a um possível racha do PSD.