O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB) e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), desembarcam nesta segunda-feira (11), à noite, na COP - a Conferência da Organização das Nações Unidas para Mudanças Climáticas. A 29° edição começa nesta segunda e está sendo realizada na capital do Azerbaijão, Baku.
Sem Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não participará por recomendações médicas. Após cair no banheiro e bater a cabeça, no final de outubro, o mandatário recebeu orientação de não fazer viagens longas. A COP 29 precede a edição brasileira do evento que será em Belem, no Pará, em 2030.
COP histórica
A edição atual é tida por especialistas como uma das mais importantes desde o Acordo de Paris, em 2015. Em Baku, deve ser revistos os valores do financiamento de países ricos para conter a emissão de gases de efeito estufa no planeta.
Metas
O Brasil chega à COP em meio a cobranças de ambientalistas insatisfeitos com a Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) divulgada pelo governo federal na última sexta-feira (8). Pela nova meta, o país planeja cortar as emissões de gases de efeito estufa de 59% a 67% em 2035, na comparação com os níveis de 2005. No entanto, o calculo anterior previa emissão líquida menor que 650 milhões de toneladas para a mesma data.