O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, visitará a Amazônia no próximo dia 17. Trata-se de uma agenda inédita para um líder americano. Nunca um presidente dos EUA esteve na Amazônia durante mandato. Ele chega pela manhã e segue para o Rio de Janeiro à noite, onde participa da Cúpula do G20.
De 14 a 16 de novembro ele estará em Lima, Peru, para se encontrar com a presidente Dina Boluarte. O objetivo é reforçar a forte relação bilateral entre os EUA e o Peru e participar da cúpula da Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico (APEC), onde destacará a liderança econômica e o engajamento dos EUA na região do Indo-Pacífico.
Entre os dias 17 e 19 de novembro, o presidente Biden seguirá para Manaus e, depois, para Rio de Janeiro. Em Manaus, visitará a floresta amazônica para dialogar com líderes locais, indígenas e outros que trabalham na preservação e proteção do ecossistema, marcando a primeira visita de um presidente dos EUA à região.
No Rio de Janeiro, o presidente Biden se reunirá com o presidente Lula, à margem do G20, para reforçar a liderança dos EUA em direitos dos trabalhadores e crescimento econômico sustentável.
Segundo a secretária de Imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, durante o evento, Biden destacará a proposta dos EUA para os países em desenvolvimento e liderará o G20 para trabalhar em conjunto no enfrentamento de desafios globais compartilhados, como a fome e a pobreza, mudanças climáticas, ameaças à saúde e a dívida dos países em desenvolvimento.