O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) elogiou a atuação do presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD), e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), na condução do processo de renegociação da dívida dos estados com a União.
Mais rápido
“É importante lembrar o trabalho muito importante do ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia. É importante lembrar o trabalho muito importante do senador Rodrigo Pacheco, que tem sido um baluarte nessa tentativa de fazer a gente chegar a um acordo mais rápido. E eu estou convencido de que nós vamos conseguir chegar a esse acordo”, disse Lula em entrevista à Rádio Vitoriosa.
Sem prejuízo
Pacheco é autor do Projeto de Lei, aprovado no Senado, que institui o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). A proposta ainda precisa passar pela Câmara dos Deputados. Lula falou sobre a expectativa receber os valores. “Espero que a gente comece a receber a dívida de Minas Gerais. E nós estamos fazendo um acordo porque a gente também não quer prejudicar o Estado. A gente não quer deixar o Estado não funcionando. A gente quer fazer um acordo em que a gente possa receber o atrasado, mas a gente cuidar de o Estado ter dinheiro para investimento para fazer as coisas que são necessárias para o povo de Minas Gerais”, afirmou o presidente.
As declarações foram dadas pelo presidente Lula em entrevista à Rádio Vitoriosa, filiada da Itatiaia em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. O presidente esteve na cidade para inauguração do Hospital das Clinicas, da Universidade Federal de Uberlândia. O ministro assinou acordo de R$ 3,3 milhoes para projetos de melhoria energética na universidade.