Ouvindo...

Times

Zema espera reunião com Lira e quer relatoria mineira para PL da dívida dos estados com a União

O deputado federal Zé Silva, líder do Governo de Minas na Câmara, está articulando a agenda

O Governador Romeu Zema (Novo) espera que o relator do Projeto de Lei de renegociação da dívida dos estados com a União seja um integrante da bancada mineira. Para tentar articular a relatoria, o deputado federal Zé Silva (Solidariedade), vai pedir uma reunião com Arthur Lira (PP), a bancada mineira eo governador de Minas Geras.

Zema antes defendia o Regime de Recuperação Fiscal que será substituido por uma proposta do senador Rodrigo Pacheco (PSD), presidente do Congresso Nacional. Diante do novo cenário, o governador deseja ampliar a participação de sua base no debate. A busca pela relatoria na Câmara é uma das estratégias, embora a bancada mineira e o Governo de Minas ainda não tenha discutido nomes para exercer a função.

A proposta que vai tramitar no Congresso ainda não foi definida. Uma delas é projeto que está sendo aprimorado pelo ministério da Fazenda, a partir da sugestão dada por Pacheco em novembro do ano passado. E a segunda é uma nova proposta do senador que será apresentada diante da demora de Haddad em entregar a primeira matéria. Os pontos principais da renegociação são: redução dos juros da dívida e federalização de estatais para encontro de contas.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Leia mais